Encic15

448 palavras 2 páginas
JOGOS COOPERATIVOS
UMA INCLUSÃO NA SOCIEDADE
AUGUSTO FERREIRA ROSA FILHO
JÚLIO CÉSAR ALVES DOS SANTOS
KEILA MONTEIRO DA SILVA guferreirafilho@hotmail.com, jcalves05@hotmail.com, keila_monteiro_silva@hotmail.com

1- INTRODUÇÃO
A vivência em escolas nos inspirou a trabalhar com jogos cooperativos, devido a importância na formação de alunos como cidadãos e porque as aulas de educação física escolar que vivenciamos em nossos estágios visam jogos competitivos e excludentes, onde são despertados em nossos alunos apenas sentimentos de decepção, medo e angustia. Isso só alimenta ainda mais o que já acontece de forma natural em nossa sociedade que é extremamente competitiva e que valoriza o individuo por sua capacidade frente aos demais. Tornando o individualismo e o separatismo muito mais importante que a cooperação e a interdependência. 2- METODOLOGIA
O grupo analisou alguns artigos, bem como orientou este trabalho, a partir da Reflexão sobre um artigo da Revista
Brasileira de Ciências do Esporte e dos seguintes endereços:
<https://www.efdeportes.com/efd13/jogos.htm., http://www.efd eportes.com/efd176/jogos-cooperativos-nas-aulas-deeducacao-fisica-infantil.htm> Foi realizado uma pesquisa acerca dos jogos cooperativos associado a construção de um cidadão ético e uma sociedade mais cooperativa e justa.

3- RESULTADOS ALCANÇADOS
A partir das analises de artigos científicos que embasaram este estudo, foi verificado que a elaboração de aulas com características cooperativas permitem que os alunos assimilem aspectos como solidariedade, criatividade, alegria entre outros fatores que correspondem aos princípios básicos de um cidadão ético, solidário e saudável.

4- CONCLUSÃO
Durante o processo de realização do trabalho nos deparamos com pontos que estão em vias totalmente contrárias a cooperação e a competição que também fazem parte do processo de aprendizagem.
Percebemos que cada um oferece características bem distintas no processo de desenvolvimento dos alunos, e que

Relacionados