Os Pomeranos no Esp rito Santo

627 palavras 3 páginas
Os Pomeranos no Espírito Santo
Os pomeranos, um povo que vivia isolado entre a Alemanha e a Polônia, com hábitos culturais extremamente diferentes do restante da população.
Ao chegarem aqui, embora não se considerassem alemães, foram tratados como tal e enviados para o alto das serras, onde recebeu lotes em uma região montanhosa e isolada denominada Alta Pomerânia, atual município de Santa Maria de Jetibá.
Ainda hoje eles falam o dialeto “pomerod”, vivendo em sua maioria, da agricultura de subsistência e tocando a concertina – instrumento semelhante a um acordeão.
Além disso, um dos rituais mais importantes, o casamento pomerano, volta a ser celebrado pelos jovens na forma tradicional, com a noiva se vestindo de negro, e três dias de festa.
O Espírito Santo cresceu muito com a chegada dos imigrantes no século XVIII, e os primeiros a chegar foram os germânicos.
Germânico e não alemães, porque naquela época a Alemanha ainda não existia. O território germânico na verdade era formado por vários estados, entre eles a pomerânia.
A pomerânia ficava entre a Polônia e a Alemanha, no extremo norte da Europa, mas os pomeranos que vieram para o Espírito Santo vieram de uma região que hoje pertence à Polônia. Hoje só existem pomeranos no Brasil, praticamente e grande quantidade se encontra no Espírito Santo.
Os germânicos do sul vieram primeiro e se concentraram mais em Santa Isabel, e os pomeranos, que eram germânicos do norte, vieram depois e era a maioria do povo da colônia de Santa Leopoldina.
Só que a colônia Santa Leopoldina na época englobava os municípios de Santa Maria de Jetibá, parte de Santa Teresa e fazia divisa com a colônia de Santa Isabel, com isso eles se encontravam, havia um fluxo de pessoas que se dava basicamente na região de Melgaço, onde hoje ainda é Melgaço.
Boa parte das famílias pomeranas que vieram pro Espírito Santo, vieram em decorrência de crise no campo, na agricultura e por conta das guerras. Eles acreditavam que aqui seria fácil encontrar

Relacionados

  • escola na atualidade
    46826 palavras | 188 páginas