Emprestimos obrigacionistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1561 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Emissão de Obrigações Municipais na Bolsa de Valores de Cabo Verde
As obrigações Municipais é uma modalidade de empréstimo de longo prazo que permite as Câmaras Municipais financiarem a um custo mais baixo os seus projectos locais, como construção de escolas profissionalizantes, hospitais, habitação social, estradas, saneamento e entre outras provisões de serviços.  Norteado, pela importânciado desenvolvimento Municipal, o Fundo Monetário Internacional (FMI), a US. Agency for International Development (USAID) e entre outras Instituições, têm apoiado e incentivado a emissão de obrigações Municipais tendo já conseguido resultados positivos nos Estados Unidos, Uganda, Filipinas, Zimbabwe, Indonésia, Rússia, África do Sul, Polónia entre outros países. 
As vantagens são categóricas, eunanimemente se aceita, que as obrigações são mecanismos eficazes para o financiamento de Empresas, Estados, Organização Internacionais e de Municipios. Destacam as seguintes vantagens:
  1)     A emissão de Obrigações trará mais visibilidade aos Municípios e traduzirá numa melhor organização com uma gestão mais dinâmica, transparente e eficiente que, por conseguinte, pode fomentar o surgimento deParcerias Público-Privadas, Parcerias Público-Público e Project Finance, destinados a grandes projectos de investimentos, como por exemplo: construção de grandes hospitais, Universidades, aeroporto, vias de acesso, parque de energias renováveis, central eléctrica e entre outros. 
2)      Nos empréstimos tradicionais, em regra, todos os meses é exigido o pagamento de juro e capital. Nasobrigações, o município pode deferir o pagamento do montante do empréstimo para o final da maturidade pagando, durante a vida das obrigações, apenas juros, deixando assim a tesouraria mais “desafogada”.
3)      A taxa de juro das obrigações é mais baixa que dos tradicionais empréstimos porque existem vários investidores possibilitando assim, a dispersão do risco entre vários financiadores.
4)      Asobrigações são tributados a uma taxa de imposto de 5%, isto, significa que os investidores estarão dispostos a aceitar uma taxa mais baixa porque tem menos encargos fiscais comparativamente a outros custos de funding cuja taxa de imposto é de 20%. 
Além das vantagens acima referidas os Municipios na emissão poderão usufruir de aval (garantia) do Estado de acordo com o disposto do artigo nº8, 14 doDecreto-lei de Financiamento as Autarquias. 
Neste momento está em curso um projecto de Emissão de Obrigações Municipais que se encontra em fase conclusão, entretanto, a Bolsa de Valores de Cabo Verde está inteiramente disponível para prestar informações adicionais.

[pic]
A história da Bolsa de Valores de Cabo-Verde (BVC) é relativamente curta e conta com pouco menos de cinco anos de vida defuncionamento efectivo.
Após uma primeira tentativa fracassada de arrancar nos finais da década de 90, eis que em Dezembro de 2005, sob a égide da nova administração, a BVC começou a funcionar em pleno.
De então para cá, o crescimento e o desenvolvimento deste “mercado centralizado” de valores mobiliários são vertiginosos. Hoje, em Cabo-Verde existe uma Bolsa de Valores à semelhança do queacontece em todas as economias modernas, por esse mundo fora.
Será sempre mais fácil a um investidor que queira comprar ou vender um lote de títulos, fazê-lo num “mercado” onde habitualmente se concentrem todas as ordens de compra e todas as de venda relativas ao título em causa, isto é, onde haja sempre muitos compradores e muitos vendedores em busca de negócios. A BVC veio suprir essa grandelacuna que existia na nossa economia, bem como as restrições de fundos próprios dos Bancos Nacionais para financiar grandes projectos.
Entretanto, o processo de reabertura da BVC passou por um diagnóstico exaustivo sobre as razões que levaram ao insucesso da primeira tentativa de arranque e, por uma reforma financeira profunda, consubstanciada no que de mais moderno existe em termos de legislação...
tracking img