Empresario

Páginas: 2 (299 palavras) Publicado: 29 de agosto de 2013
Segundo o Código Civil brasileiro, considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores.
“Empresário éa pessoa que toma a iniciativa de organizar uma atividade econômica de produção ou circulação de bens ou serviços. Essa pessoa pode tanto ser física, que emprega seu dinheiro eorganiza a empresa individualmente, como a jurídica, nascida da união de esforços de seus integrantes. O direito positivo brasileiro, em diversas passagens, ainda organiza adisciplina normativa da atividade empresarial, a partir da figura da pessoa física. O certo, no entanto, é que as atividades econômicas de alguma relevância mesmo as de pequeno porte sãodesenvolvidas em sua maioria por pessoas jurídicas, por sociedades empresárias.
Como visto, empresário pode ser tanto a pessoa natural quanto a pessoa jurídica. Em relação àúltima, não há que se confundir a pessoa da sociedade empresária com a noção de empresa.
“A principal distinção, e mais didática, entre empresa e sociedade empresária é a que vê nasociedade o sujeito de direito, e na empresa, mesmo como exercício de atividade, o objeto de direito.
A sociedade empresária, desde que esteja constituída nos termos da lei,adquire categoria de pessoa jurídica. Torna-se capaz de direitos e obrigações. A sociedade, assim, é empresária, jamais empresa. É a sociedade, como empresário, que irá exercitar aatividade produtiva. Pode haver sociedade empresária sem empresa. Duas pessoas, por exemplo, juntam seus cabedais, formam o contrato social, e o registram na Junta Comercial.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Empresario
  • Empresario
  • Empresário
  • Empresario
  • empresário
  • empresario
  • Empresario
  • empresário

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!