Empresa planalto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Sr. José Moacyr Teixeira iniciou suas atividades profissionais em 1938 com uma Olaria (fábrica de tijolos). Em 1942, juntamente com sua esposa Norma Helga Teixeira, passou a trabalhar com comércio de secos e molhados (armazém) e em 31 de agosto de 1944 iniciou no ramo de transporte, comprando um ônibus para fazer o percurso VILA JÓIA - TUPANCIRETÃ e VILA JÓIA - SANTO ÂNGELO, trabalhandoaproximadamente 2 anos e 7 meses. Mas o transporte de passageiros não era suficiente para manter a empresa, era preciso fazer mais. “Seu José”, já naquela época, interessou-se pelo transporte de encomendas e iniciou a diversificação de suas atividades.
Mediante solicitação e muitas vezes “amostra” do produto, comprava em Santo Ângelo e Tupanciretã e entregava em Vila Jóia e outras localidades. Fazia atéserviço de escritório despachante, que na época nem existia. Cobrava um pouco menos que a passagem do ônibus, mas como tinha bastante experiência em fazer os trâmites da documentação, tudo era muito ágil e garantido. O Sr. José Moacyr recebeu proposta para venda da linha e a chance de compra de um caminhão para o transporte de carga, fez isso, trabalhando durante 1 ano e alguns meses. Voltou aotransporte de passageiros em NOVEMBRO de 1948, criando a EMPRESA RODOVIÁRIA PLANALTO, juntamente com os sócios Srs. Antônio Burtet, Manoel Setembrino Teixeira e Fiorello Fiorin, que retiraram-se posteriormente. Fez a 1a. Viagem em 2 de novembro de 1948, de Santo Ângelo para Santa Maria. Eram dois ônibus, com capacidade para 25 passageiros e cumpriam um horário diário.
O trajeto era cumprido emmais ou menos 10 horas, saindo de Santo Ângelo às 6 horas da manhã e chegando em Santa Maria às 16 horas, passando pela Barca do Rio Ijuizinho. Na época, a maioria dos passageiros eram intermediários, gente que ia de uma fazenda a outra ou à cidade. O 1º ônibus da Planalto na travessia do Rio Ijuizinho Foi um começo difícil, em estradas precárias. Nenhum quilômetro sequer de asfalto. Mas tinha quedar certo. Persistência e vontade de trabalhar nunca faltaram. Com coragem cada dia renovada, os pés no chão e o olhar no futuro, era preciso prosseguir, vencer obstáculos, encontrar soluções.“Sr. José” durante anos, além de ser o administrador da empresa, compartilhava com os funcionários as funções de motorista e mecânico.
Em 1949 iniciou a linha Tupanciretã - Santiago, trajeto que tambémpossibilitava a diversificação de negócios com o transporte de encomendas.
Em dezembro de 1951 iniciou a linha Porto Alegre - Santa Maria, trajeto que durava aproximadamente 12 horas. O itinerário era: Porto Alegre (barca) - Guaíba - Minas dos Ratos - Minas do Butiá - Minas do Leão - Pantano Grande - Barca do Jacuí - Rio Pardo - Cachoeira do Sul - Três Vendas - Rincão da Porta - Barca do Cerro Chato -São Miguel - Camobi e Santa Maria. Obs.: quando interrompia a barca por enchente, o motorista tinha que voltar até Restinga Seca para os passageiros irem de trem.
Em fevereiro de 1952 houve a transferência da família para Santa Maria a fim de que os filhos pudessem estudar. Também em fevereiro de 1952 teve início a linha Santa Maria - Cachoeira do Sul. Neste ano foram adquiridos três carros,estando a frota composta de cinco unidades.
Em 1953, veia a Empresa para Santa Maria, que até então estava sediada em Tupanciretã. Ocorreram ampliações de horários com ônibus de grande lotação, estando registradas no DAER, as seguintes linhas: Santa Maria - Porto Alegre, Santa Maria - Cachoeira do Sul, Santa Maria - Cacequi, Santa Maria - Alegrete, Porto Alegre - São Borja, Porto Alegre - Uruguaiana,Porto Alegre - São Gabriel, Porto Alegre - Rosário do Sul, Porto Alegre - Alegrete. Foram 20 anos de trabalho contínuo, sem férias ou um dia de folga, trabalhando de 16 a 20 horas por dia, de motorista, mecânico e administrador da empresa, sempre com o indispensável apoio da esposa Norma e, mais tarde, dos filhos e funcionários.
Em 1º de agosto de 1972, muda a razão social de Empresa Rodoviária...
tracking img