Psiciologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9909 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA
ORGANIZACIONAL











1.0 INTRODUÇÃO


A Psicologia é uma ciência que procura compreender o comportamento do ser humano.Investiga uma série de fenômenos próprios do animal homem: a percepção, a emoção, o desejo, a patologia, a aprendizagem, o desenvolvimento, o comportamento, entre muitos outros. Com isso,podemos inferir que o campo da Psicologia é muitoamplo e lida com questões fascinantes para todos os interessados em compreender de maneira mais apurada a si mesmos e as outras pessoas. É um conhecimento imprescindível para os profissionais que têm de lidar de modo direto com outras pessoas. Para os profissionais ligados à Organização, a psicologia vem, até hoje, desenvolvendo recursos para otimizar a qualidade do ambiente de trabalho, sejaatravés da análise do sujeito em sua atividade e na sua relação com outros indivíduos ou através da análise da própria estrutura organizacional.
A cada ano que passa, a psicologia vem conquistando “espaço”, e campo de trabalho, e é através dessas conquistas que a psicologia se desenvolveu e caracterizou-se como uma ciência que pode ser colocada em prática em diversas áreas: clínica, escolar,organizacional, esporte, trânsito, jurídica, etc.
A psicologia Organizacional, iniciou-se com psicologia do trabalho na década de 30, com a formação de psicotécnicos que na sua maioria eram engenheiros que se dedicavam aos problemas de ajustamento humano ao trabalho. Esses profissionais eram formados na escola de Sociologia e política de São Paulo, no Instituto de Seleção e OrientaçãoProfissional da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. Mas é a partir da obra do autor Emilio Mina y Lopez, que formou na década de 50 a psicologia Industrial e do trabalho.
Então, a partir dessa década (50), o trabalhador deixou de ser visto isolado, e a organização passou a ser vista como uma fonte de variáveis qual deveriam ser consideradas no processo de ajustamento do trabalho.Essa visão ficou clara com a abordagem humanista. Segundo Chiavenato (1999), ela nasceu da necessidade de corrigir a tendência a desumanização como grupos de pessoas, enfatizando estas pessoas, lhe transmitindo confiança e lhes dando autonomia.
As organizações são sistemas muito complexos, é devido a essa complexidade que a psicologia Organizacional tem seu campo de trabalho; É a suaimenção nesse campo se torna necessário para que fenômenos Organizacionais sejam compreendidos.
O psicólogo dentro da Organização precisa conhecer a dinâmica de funcionamento do local, buscar conhecimentos em relação a administração de recursos humanos, habilidades para conciliar os meios da empresa e funcionários repensar alternativas e abordagens, para assim satisfazer as necessidades daorganização.
Atualmente o psicólogo Organizacional conquistou seu “espaço”, através de um bom trabalho, perseverança e competência, mostrando a sua importância dentro da empresa. Assim a diversidade de atuação do psicólogo Organizacional se expandiu, obtendo-se um repertório muito grande de atividades conciliadas aos profissionais de psicologia.
Dentre muitas funções que opsicólogo Organizacional pode realizar com competência são:


• Planejar, elaborar e avaliar análise do trabalho;
• Participar de recrutamento e seleção de pessoal;
• Elaborar, executar e avaliar, em equipe multiprofissional, programas de treinamento e formação de mão-de-obra;
• Participar, assessorar, acompanhar e elaborar instrumentos para o processo de avaliação pessoal;
• Planejar,coordenar, executar e avaliar programas de treinamento, de capacitação e desenvolvimento de recursos humanos;
• Participar de programas educacionais, culturais, recreativos e de higiene mental, com vistas a assegurar a preservação da saúde e da qualidade de vida do trabalhador;
• Encaminhar e orientar os empregados e as organizações;
• Coordenar e supervisionar as atividades de psicologia...
tracking img