Empresa de mulheres

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DIVERSIDADE NAS ORGANIZAÇÕES: MULHERES EM CARGOS DE GERENCIA.

Aline Cardoso Leite
Bruna Caroline de Conto Acco
João Airton Geier Junior
Mariana Martelli

RESUMO

Este artigo trata sobre a diversidade nas organizações com ênfase no assunto da mulher em cargos de gerencia. A diversidade esta passando a ser mais que uma inclusão dentro das organizações, mas também uma forma de capturaridéias e visões diferentes para integrar seu quadro de funcionários. A mulher, por mais que o mercado de trabalho tenha sofrido inovações, ainda sofre preconceito em ocupar cargos de gerencia diante de um homem. No artigo, foi analisado como os funcionários sentem sendo geridos por uma mulher, se ainda há preconceito quanto a esse assunto e como a mulher no cargo de gerencia analisa o comportamento dasociedade para com mulheres em cargos de liderança.

Palavras-chave: Diversidade, gênero, gerencia.

1. INTRODUÇÃO

A diversidade é um tema ainda recente nas organizações brasileiras, surgem na maioria das vezes apenas em subsidiárias de empresas americanas por pressão da matriz, ou por apenas necessidade de implementação de vantagens competitivas e adquirir assim elevados níveisde competências, porém as evidências mostram que a diversidade de perfil na força de trabalho vem aumentando com o passar dos anos nas últimas décadas, levando vários pesquisadores a se aprimorar do assunto e intensificarem seus esforços. Em uma sociedade que se tem vários problemas de justiça, o aprimoramento desse assunto pode levar a resultados positivos quanto à inclusão social tanto nasorganizações quanto na vida pessoal. Portanto seria bem vindo novas práticas empresariais, como a gestão da diversidade por empresas.
Abordaremos aqui sobre a diversidade de gêneros nas organizações, a diversidade de gênero provavelmente foi a primeira diversidade encontrada entre os seres humanos, tomando por base suas diferenças biológicas. De um modo geral, nas mais diversas sociedades adiferença de gênero serviram de base para a divisão do trabalho, em que algumas atividades foram atribuídas as mulheres e outras evidentemente aos homens. As atividades relacionadas ao pensamento lógico, à racionalidade e ao cálculo foram atribuídas aos homens, e as atividades relacionadas à intuição, a afetividade e as emoções atribuídas às mulheres com o propósito de se aproximar da maternidade.Atualmente essas idéias estão se tornando ultrapassadas, porém ainda existentes preconceitos com a mulher ocupando cargos de chefia nas empresas, antigamente ocupados apenas por homens, e também na remuneração menor recebidas por elas executando as mesmas tarefas dos homens.
Procuraremos nessa pesquisa apresentar fatos através de uma empresa no setor de móveis e decorações domunicípio de Cuiabá que evidenciam o respeito e a igualdade que devem ser encontradas nas organizações atuais, uma vez que as práticas de integração feminina no mercado de trabalho oferecem importantes vantagens à organização e responderemos as perguntas: Como é visto a mulher em cargos de gerencia? Os funcionários são afetados por tal ocorrência?



2. OBJETIVOS2.1 Objetivos Gerais
Identificar a percepção dos funcionários em relação ao papel da mulher no cargo de gerencia, no caso na empresa do setor de moveis e decorações do município de Cuiabá.
3.2 Objetivos Específicos
a) Pesquisar a história das mulheres e sua entrada no mercado de trabalho.
b) Verificar como os funcionários se sentem ao serem geridos por uma mulher na empresa dosetor de móveis e decorações.
c) Apresentar a visão de uma gestora em relação ao comportamento dos funcionários para com ela.

3. METODOLOGIA
Bibliográfica: Abrange a leitura, análise e interpretação de livros, documentos, artigos etc. Auxilia na definição do problema, na construção de hipóteses, determinação dos objetivos e na elaboração do relatório final.
Pesquisa de Campo: procede...
tracking img