Empresa de brindes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
REVISTA ELETRÔNICA DE ADMINISTRAÇÃO – ISSN 1676-6822 PERIODICIDADE SEMESTRAL – EDIÇÃO NÚMERO 8 – JUNHO DE 2005

AS TEORIAS X E Y E SUAS PONTENCIALIDADES DE APLICAÇÃO A SISTEMAS ADMINISTRATIVOS DE RECURSOS HUMANOS EM ORGANIZAÇÕES NOS DIAS ATUAIS Murillo MICHEL
Docente da Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais

RESUMO

As teorias X e Y, desenvolvidas na década de 50, por DouglasMcGregor, mostram a possibilidade de duas formas de gerenciar a produtividade humana dentro das organizações. As duas possibilidades – totalmente extremadas – nos deixam claro que ainda existem muitas organizações que trabalham tanto de forma X como de forma Y. Embora muitos autores e outras teorias discordem de McGregor, fica evidente a presença dessas teorias nas organizações nos dias atuais, tantointegral quanto. parcialmente PALAVRAS-CHAVE: Administração, Recursos Humanos, Escola. Comportamental, Teorias Motivacionais.

ABSTRACT

Theories X and Y developed in the decade of 50, for Douglas McGregor show the possibility of two forms to manage the productivity inside human being of the organizations. The two possibilities total distinguished in leave them clearly that still manyorganizations exist that work in such a way of form X as of form Y. Although many authors and other theories disagree with McGregor are evident the presence of these theories in the organizations in the current days. KEYWORDS: Administration, Human resources, Mannering School, Human Theories.

1- INTRODUÇÃO As teorias X e Y, construídas por Douglas McGregor no começo da década de 50, podem ser analisadascomo duas formas de se visualizar o comportamento

humano dentro da empresa. As teorias podem ser observadas pelos seguintes aspectos: Teoria X: subserviência e controle. Teoria Y: potencialidades e desenvolvimento pessoal. McGregor criou uma distinção específica para as duas teorias deixando claras as diferenças entre elas. O comportamento humano nas organizações não pode ser apenasestereotipado em apenas duas teorias, mas fica evidente a aplicação dessas teorias ou partes delas em várias organizações nos dias atuais. As características da administração dos recursos humanos em várias empresas demonstram traços das teorias X e Y criado por Douglas McGregor.

2- TEORIA X E Y

A Teoria X e Y, de Douglas McGregor, foram publicadas primeiramente em 1960 sob o título The Human Side of.Enterprise. Seguindo suas teorias para se obter uma administração de recursos humanos de qualidade, seria necessário adaptar os objetivos e necessidades à natureza humana ao invés de mudar a natureza humana para se adequar ao controle e autoridade por parte organizacional.

2-1 A TEORIA X A teoria X representa forte controle sobre os recursos humanos dentro da organização, como demonstra ositens a seguir: - O ser humano, em geral, não gosta intrinsecamente de trabalhar, e trabalha o mínimo possível. - Por essa razão a maior parte das pessoas precisa ser coagida, vigiada, orientada, ameaçada com castigos a fim de fazer o devido esforço para alcançar os objetivos da organização. - O ser humano médio prefere ser dirigido, desejando evitar responsabilidades; é pouco ambicioso, procurandosegurança acima de tudo. - Empregados evitarão responsabilidades e procurarão receber ordens formais, sempre que possível. - A maioria dos trabalhadores põe a segurança acima de todos os fatores associados ao trabalho, exibindo pouca ambição.

2-2 A TEORIA Y A teoria Y deixa evidente que, através do ambiente organizacional adequado, o desenvolvimento dos recursos humanos é muito mais otimizado epode ser melhor aproveitado. As características da teoria são:

- O esforço físico e mental no trabalho é tão natural como o lazer ou o descanso. - Controle externo e ameaça de castigo não são os únicos meios de suscitar esforços no sentido dos objetivos organizacionais. Movido pela auto-orientação e pelo autocontrole, o indivíduo se colocará a serviço dos objetivos que se empenhou a alcançar...
tracking img