Empreendorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cap. 02


Questões para discussão.

1) Por que estudar empreendedorismo? Qual a motivação que leva as pessoas a discutirem o assunto?
Estudar empreendedorismo para se preparar e ter conhecimento necessário para empreendeder com um novo negócio ou um novo produto ou um novo setor dentro de uma empresa e minimizar os riscos de fracasso com analises fundamentadas e planejamento. Nos diasatuais o avanço tecnológico e o avanço econômico faz crescer o interesse das pessoas em torno do assunto visando um aproveitamento das oportunidades.
2) O que é empreendedorismo? O que é ser empreendedor? Dê um exemplo de um empreendedor que você conhece. Por que você considera essa pessoa empreendedora? Das características do empreendedor listadas no texto, quais essa pessoa possui?Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de ideias em oportunidades. O empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados.
Conheço uma pessoa que foi abrindo negócios conforme foi identificando oportunidades de negócio através da falta de recursos que encontrava. Primeiroele começou com uma empresa que montava salas próprias para eventos e reuniões, ele identificou que poderia abrir uma empresa de telas para retroprojetor, e assim o fez. Mais tarde ele também identificou falhas no transporte dos materiais e então montou uma pequena transportadora. Hoje ele possui três negócios de ramos “diferentes”. Considero-o empreendedor porque teve iniciativa de criar novosnegócios, identificou oportunidades no mercado e assumiu riscos calculados. As características dele são: visionário, explora ao máximo as oportunidades, determinado, dinâmico, líder, possui conhecimento e otimista.
3) O empreendedor é um super-homem ou apenas um administrador?
O empreendedor possui características extras que o administrador não possui atributos extras que somados a característicasociológicas e ambientais permitem o nascimento de uma nova empresa através de uma idéia que se torna uma inovação e desta uma empresa de sucesso, portanto administradores e empreendedores possuem características diferentes, mas devemos lembrar que para um empreendedor ter sucesso deve ser um grande administrador.

4) Qual a importância da inovação no processo empreendedor? Quanto àcriatividade pode influenciar o processo de inovação? Você se considera criativo (a)?

A inovação é uma característica que assegura a atenção necessária ao empreendimento. Executada e concluída ela participa na evolução da espécie e contribui com o bem-estar social.
A criatividade a característica que torna a inovação possível.
Me considero bastante criativo, pois sempre me interessei por mudançae inovação. Quando você se condiciona a dedicar atenção para melhorar o ambiente em que você está inserido, logo você consegue ter idéias criativas. A criatividade em si vai um pouco além da idéia e passa pela execução.



5) A principal motivação de um empreendedor para iniciar um negocio é:

1)

a) ganhar dinheiro
b) ser famoso (status)
c) segurança
(d) ser independentee) ter poder.

Justificativa:

O empreendedor deve ser independente e não aceitar a ideia de trabalhar para os outros como empregado, isso é o que incentiva a assumir riscos e trabalhar mais, varias horas no dia se for o caso.



2) Para ser um empreendedor de sucesso, você precisa de:

a) dinheiro
b) muito trabalho
c) sorte
d) uma boa idéia
(e)todas as anteriores


Justificativa:


Todas essas características são indispensáveis para o empreendedor obter sucesso. É necessário também estar no lugar certo, na hora certa e ter competência necessária.



3) Os empreendedores são melhores como:

a) gerentes
b) capitalistas ricos
c) administradores
(d) fazedores


Justificativa:


Os empreendedores são...
tracking img