Empreendorismo na vida digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2746 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA E EDUCAÇÃO – FAESA
FACULDADES INTEGRADAS ESPÍRITO-SANTENSES
GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

BRUNO MOTA
JERFFERSON FERREIRA
RAMON MARQUES

EMPREENDER NA VIDA DIGITAL

VITÓRIA
2011
BRUNO MOTA
JERFFERSON FERREIRA
RAMON MARQUES

EMPREENDER NA VIDA DIGITAL

Trabalho Acadêmico do curso de Graduação Tecnologica de Análise eDesenvolvimento de Sistemas apresentado às Faculdades Integradas Espírito-santenses, como parte das exigências da disciplina Introdução às Ciências Sociais sob orientação do prof. Lourival Antônio Cristofoletti.

VITÓRIA
2011
1- Introdução
Neste trabalho serão abordadas as características de um empreendedor, de empreendedorismo e conceitos de vida digital, assim como suas conseqüências a fim dedar visão de como poder empreender nesta área que está ganhando forças e expandindo cada dia mais. Devido à área da informática ser um ramo novo no mercado, tem-se em vista que ainda há muitas brechas a serem preenchidas como a criação de novas idéias de negócio a fim de explorar um mercado que não foi analisado. Assim surge a oportunidade de empreendedores tomarem a frente para explorar este novonegócio e conseguir o sucesso que muitos outros já conseguiram através da inovação.
A sociedade está vivendo um momento ímpar na história da humanidade. Desde a criação do computador pessoal, conceitos a respeito da vida foram sendo remodelados, a forma com que as pessoas se comunicam, compram, interagem uma com as outras vem mudando. Paralelamente a essa mudança surgiu novos mercados paraatender a demanda de um novo público. Estes mercados estão em seu momento de ascensão e mais do que nunca necessitam de profissionais empreendedores que atendam a novos mercados ainda não explorados. Em contra partida, é possível encontrar dezenas de profissionais que apóiam a idéia que não há mais o que ser explorado, porém esta idéia é errada. O mercado de informática está em sua fase dedesenvolvimento e pode ser muito bem explorado para a identificação de um novo nicho de marcado. Esta exploração necessita ânimo e conhecimento por parte do profissional e de uma perspectiva do futuro digital que será abordada.

2- EMPREENDEDORISMO
2.1- Definindo empreendedorismo
A definição de empreendedorismo ainda não é conhecida pela maioria. Muitos já ouviram falar, porém não sabem definir oque é empreendedorismo. Isto se deve ao fato que empreendedorismo é um termo novo, que começou a ser usado no início da década de 90 no Brasil paralelamente ao processo de privatização das grandes estatais e abertura do mercado interno para concorrência externa.
A palavra empreendedorismo, segundo a enciclopédia eletrônica Wikipédia, tem origem do verbo francês “entrepreneur” que significaaquele que assume riscos e cria algo inovador. Risco e inovação são duas palavras que podem definir uma base para empreendedorismo. Joseph Schumpeter (1883-1950), já havia usado a palavra inovação para definir empreendedorismo. Ele acreditava que a inovação era a força motriz do progresso econômico. Para ele, a riqueza, prosperidade e desenvolvimento vêm apenas da inovação e de nada a mais. SegundoSchumpeter a inovação é a substituição de formas antigas por formas novas de se produzir e consumir. Esta substituição foi chamada, por Schumpeter, de “destruição criativa” termo que ainda é bastante usado. Este processo faz o sistema capitalista ser o melhor existente para a criação de riquezas e aumentar o crescimento econômico, contradizendo o grande físico Albert Einstein, que ariscou dizer, numartigo de 1949, intitulado “Por que o socialismo?”: “A anarquia econômica da sociedade capitalista (..) é, em minha opinião, a verdadeira fonte do mal”.
A palavra Risco, que também constitui a base para a definição de empreendedorismo, baseia-se no fato que negócios inovadores possuem seus riscos que deverão ser calculados e previstos impactos.

2.2- Empreendedorismo no Brasil
Segundo...
tracking img