Empreendorismo na agricultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2110 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPREENDEDORISMO NA AGRICULTURA


Débora "SOBRENOME"

Professor- Ademar Lima Junior
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (CTB0047) – Prática do Módulo I
01/07/11



RESUMO


O mundo rural no Brasil tem sofrido profundas transformações tecnológicas, sociais, econômicas e políticas. Nesse cenário, para que os proprietários rurais praticantes da agriculturasimples ou conhecida também por agricultura familiar consigam enfrentar as novas mudanças impostas pelo cotidiano adverso, há a necessidade de que assumam o papel de empresários do setor rural. Com isso o SENAC investiu em cursos voltados ao Empreendedorismo Rural para que estes futuros empresários estejam aptos a investir no avanço tecnológico, ou a, mecanização agrícola.


Palavras-chave:Empreendedorismo rural. Mecanização agrícola. Agricultura familiar


1 INTRODUÇÃO


Hoje em dia temos dois lados do agronegócio, de um lado a agricultura de alta tecnologia, com GPS para manejo da terra, colheitadeiras e plantadeiras de ultima geração(fig.01;02.03), que fazem tudo parecer fácil. Do outro lado, a agricultura familiar com produção manual, em menor escala, que dá preferência aculturas típicas da região.
Esses dois mundos têm se encaixado perfeitamente. O sucesso do primeiro eleva a renda da população e turbina, indiretamente, o resultado do segundo. Por isso o SEBRAE tem dado incentivo aos agricultores, criando o programa para capacitação dos agricultores para se tornarem empreendedores rurais, sendo que hoje em dia os agricultores precisam ter uma visão maisampla, começar a enxergar além das próprias terras.
O empreendedorismo é algo que não pode ser ensinado só com cursos profissionalizantes ou algo do gênero, e sim algo que nasce com a pessoa. Uma pessoa com alma empreendedora tem capacidade de transformar algo aparentemente sem valor para um negocio muito lucrativo, ou seja, inovadora e criativa.





2 EMPREENDEDORISMO NA AGRICULTURAFAMILIAR E MECANIZAÇÃO



2.1 O QUE É SER EMPREENDEDOR


Vivemos em uma época em constante transformação em ritmo acelerado desde o inicio do século XX, onde foi criada a maioria das invenções que revolucionaram a nossa vida diária. Desde então o tema empreendedorismo está em alta. Muitos consideram o empreendedorismo como uma habilidade que não pode ser ensinada em universidades, comoalgo que nasce com a pessoa. Isso poderia explicar, em parte, porque alguns empresários se dão bem em seus negócios, e outros não.

Os empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, apaixonadas pelo que fazem, não se contentam em ser mais um na multidão, querem ser reconhecidas e admiradas, referenciadas e imitadas, querem deixar um legado. Uma vez que osempreendedores estão revolucionando o mundo, seu comportamento e o próprio processo empreendedor devem ser estudados e entendidos. (pag. 5. Empreendedorismo transformando idéias em negócios.)


A palavra empreender é derivada de “imprehendere”, do latim, e foi incorporada a língua portuguesa no século XV.
Conforme Robson Paniago (2011) o empreendedor deve arregaçar as mangas,colaborar no trabalho dos outros e transformar o ambiente a sua volta. Naquilo em que os outros enxergam crise, ele deve enxergar oportunidades.
Dessa forma nota-se que empreendedor é aquele que sai na frente, que tem uma visão diferenciada que o capacita a ver o que mais ninguém vê, é alguém que define metas, busca informações e é obstinado. É um grande estrategista, inovador e criador de novosmétodos a serem seguidos. Ele tem uma vontade grande de assumir responsabilidades e ser independente, vai atrás de novos empreendimentos e executa suas idéias criativas, transformando problemas em possibilidades, caos em harmonia.





2.2 EMPREENDEDORISMOS NA AGRICULTURA



Na revolução industrial, pensou-se que o setor agropecuário, com o passar dos anos, iria entrar em...
tracking img