Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1925 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
OBJETIVAMENTE PRETENDE-SE: a) Incentivar pessoas de todas as idades a, pelo menos, considerar a possibilidade de se tornarem Empreendedores e iniciar seu próprio negócio. b) Incentivá-los para que deixem de ser assalariados ou de trabalhar para outros. c) Que definam por si mesmas a forma como sua vida ativa vai progredir. d) d) Que procurem realizar seus sonhos e concretizar suas ideias. e) e)Pretende-se que a referida disciplina seja útil a qualquer pessoa, homem ou mulher, jovem ou não, de elevada formação acadêmica ou que tenha abandonado os estudos um pouco mais cedo, independentemente de sua etnia ou credo, de seu meio social e da sua carga hereditária, que queira: SER EMPREENDEDOR. CONCEITO DE EMPREENDEDORISMO  É o espírito empreendedor, é a prática de empreender (o ato, a açãoárdua, criativa, difícil e arrojada), é o resultado (efeito) dessa prática (a empresa, o empreendimento, o negócio).  Não é arte nem ciência, mas sim: Prática e Disciplina.

O EMPREENDEDORISMO: a) Não depende apenas da sorte. b) Tampouco exige que se tenha nascido em berço de ouro. c) Não é um dom divino que nasce com as pessoas, pois pode ser ensinado e praticado. d) Fazer um pouco melhor o queos outros já estão fazendo pode ser a diferença entre adicionar valor para o cliente ou não; entre ter ou não ter sucesso. DESAFIOS – CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL – BEM-ESTAR DA POPULAÇÃO a) Decorrem das mudanças associadas ao processo de globalização; b) Desenvolvimento de novas tecnologias de informação e comunicação; c) Às mudanças contínuas nos comportamentos dos consumidores d) À necessidade deprocurar e entrar em novos mercados. e) À emergência de novas atividades onde as fronteiras setoriais são cada vez mais tênues. CENÁRIO ATUAL: a) Novos mercados e novas oportunidades para novas Empresas. b) Saber identificar onde estão as oportunidades futuras. c) O primeiro passo deve ser o de procurar entender para só depois pensar em, e como, realizar.

O EMPREENDEDORISMO E A ATIVIDADEECONÔMICA: São as pequenas e novas empresas, e não as grandes corporações, as maiores geradoras de empregos. De sua contribuição emerge também a inovação de produtos, serviços, processos, métodos, técnicas e tecnologias. BENEFÍCIOS DO EMPREENDEDORISMO: a) Não se restringem ao aumento da produção e da riqueza. b) Também se traduzem na promoção de mudanças nos negócios e na sociedade. c) Contribuem paraaumentar as escolhas individuais de realização do indivíduo. d) A atividade profissional, está cada vez menos restrito à função de gerar um rendimento mensal, pois procuram realizar-se por meio de suas escolhas profissionais e da satisfação pessoal. DETERMINANTES NACIONAIS DO EMPREENDEDORISMO:

DETERMINANTES PESSOAIS DO EMPREENDEDORISMO: O Empreendedorismo resulta das condições nacionais, daspercepções dos indivíduos, da necessidade, da existência de oportunidades no mercado e das suas competências e conhecimentos para explorar as oportunidades.

A NECESSIDADE LEVA – alguns empreendedores a constituírem a sua própria empresa, não por considerarem que existe uma oportunidade que pode ser aproveitada, mas antes, porque precisam suprir suas necessidades. A OPORTUNIDADE – refere-se àpercepção de que há opções de negócios que podem ser explorados no mercado. SUA CAPACIDADE – a percepção dos seus conhecimentos, competências, habilidades, saber fazer para serem bem-sucedidos como empreendedores influencia a criação de novas empresas. POR QUE ESTUDAR EMPREENDEDORISMO? Sua importância está baseada em duas premissas: 1- A convicção de que o indivíduo não nasce empreendedor, mas sim, setorna um; 2- Munidos de informação e informação adequadas, os potenciais empreendedores entenderão melhor os desafios a que estão sujeitos, contribuindo para maior probabilidade de sucesso do empreendimento. Dimensões a considerar na criação de novas empresas

O EMPREENDEDOR: Todos os dias, milhares de indivíduos fazem a difícil pergunta: SERÁ QUE EU DEVO COMEÇAR O MEU PRÓPRIO NEGÓCIO?...
tracking img