Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1219 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

1. Introdução 2

2. O que é empreendedorismo? 3

4. Estudo de caso de empreendedorismo 7

6. Considerações Finais 8

7. Referências Bibliográficas 9





































1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade conhecer e entender o que é o empreendedorismo, através de pesquisa sobre os diversos conceitosformados na atualidade, sobre este tema importante para a gestão e longevidade das organizações e para o desenvolvimento pessoal.

























2. O QUE É EMPREENDEDORISMO?

Tema da atualidade, o empreendedorismo apresenta várias definições, sendo o seu conceito, muito subjetivo. Seu conteúdo varia muito de autor para autor, de um lugar para o outro. Todosparecem conhecer, mas não conseguem definir realmente o que seja e criam várias definições. As razões dessa subjetividade podem ser as diferentes concepções ainda não consolidadas sobre o assunto, ou por se tratar de uma novidade, principalmente no Brasil, onde o tema se popularizou na década de 90. O empreendedorismo também recebeu fortes contribuições da psicologia e da sociologia, o que ajudou aprovocar diferentes definições para o termo e, como conseqüência, variações em seu conteúdo.
Para Fernando Dolabela, é um neologismo derivado da livre tradução da palavra entrepreneurship e utilizado para designar os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuação.
Apesar de popularização através da importação do inglês, oempreendedorismo vem “entrepreneur”, palavra francesa que era usada no século XII que traz o significado de intermediário, originalmente relacionada como atravessador entre a fonte fornecedora e o mercado consumidor facilitando todo o processo de troca e assumindo riscos.
O Dicionário da Língua Portuguesa Aurélio (1999) o define como: que empreende; ativo, arrojado, cometedor. Aquele que empreende. Jáo Grande Dicionário Enciclopédico Larousse (1983) traz como: Chefe de uma empresa. Chefe de uma empresa especializada na construção, nos trabalhos públicos, nos trabalhos de habitação. Pessoa que, perante contrato de uma empresa, recebe remuneração para executar determinado trabalho ou aufere lucros de outra pessoa, chamada mestre-de-obras. E o Dicionário de Ciências Sociais (1964) define: “termoempreendedor denota a pessoa que exercita total ou parcialmente as funções de: iniciar, coordenar, controlar e instituir maiores mudanças no negócio da empresa; e/ou assumir os riscos nessa operação, que decorrem da natureza dinâmica da sociedade e do conhecimento imperfeito do futuro, e que não pode ser convertido em certos custos através de transferência, cálculo ou eliminação”. Segundo orelatório da Accenture (2001), empreendedorismo é a criação de valor por pessoas e organizações trabalhando juntas para implementar idéias por meio da aplicação da criatividade, capacidade de transformação e o desejo de tornar aquilo que comumente chamarias de risco.

2.1. Palavras chaves do empreendedorismo:

• Atividade geradora de valor;
• Reconhecer novas oportunidades;
• Satisfaznecessidades;
• Cria valor para a sociedade;
• Aquele que destrói (destruição criativa – Schumpeter);
• É o impulso fundamental que mantém o mercado em funcionamento.

O termo empreendedorismo tem muitas origens, que são propostas por pesquisadores de diferentes campos, que utilizarão os princípios de suas próprias áreas de interesse para constituir o conceito.
Duas principais correntes contêmelementos comuns à maioria delas: a dos economistas que dedicaram seus estudos ao gerenciamento dos negócios na empresas e que definiram como pessoas que corriam riscos, investiam seu capital próprio e negócios, e a dos comportamentalistas que enfatizam os aspectos atitudinais como a criatividade e a intuição. Foi o economista austríaco J. A. Schumpeter (1934), que deu projeção ao tema associando...
tracking img