Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTIGO: Microempresa e empreendedorismo no Brasil

O empreendedorismo tem-se tornado cada vez mais a língua universal no mundo dos negócios. Advinda das inovações tecnológicas (tecnologia eprocessos), globalização e principalmente do aumento da competitividade, seus fundamentos e aplicabilidade estão sendo direcionados, principalmente, para as microempresas e empresas de pequeno porte noBrasil, consideradas a “base” da economia brasileira.

Fazendo uma breve apresentação da magnitude deste segmento, segundo dados oficiais (IBGE, RAIS, entre outros), as microempresas eempresas de pequeno porte somam um número expressivo de aproximadamente 99% dos estabelecimentos empresariais existentes no Brasil. Número este questionável, uma vez que a legislação define o porte daempresa de acordo com o seu faturamento e não por números de empregados como são utilizadas em pesquisas diversas. Ainda assim, este dado representa a importância e necessidade de se desenvolver açõesvoltadas para o desenvolvimento sustentável deste segmento.

Como embasamento da evolução desse recente paradigma de desenvolvimento, a conceituada pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor)investigou em 2004 o empreendedorismo em 34 países, constatando que cerca de 73 milhões de pessoas adultas, com idade entre 18 e 64 anos, estavam envolvidas em atividades de negócios no mundo.De acordo com esta mesma pesquisa, a Taxa de Atividade Empreendedora (TEA) do Brasil registrada no ano de 2004 foi de 13,5%, correspondendo ao sétimo lugar na classificação geral. Em númerosabsolutos, essa taxa significa aproximadamente 10 milhões de empreendedores.

Vale ressaltar ainda, algumas características em torno do estímulo que levam as pessoas à empreender. Em relação àmotivação para empreender no Brasil, a pesquisa mostra que em 2004 a motivação "por necessidade" representou 46% da taxa geral de 13,5% (ou seja, 6,2%). Por outro lado, a motivação "empreendedorismo por...
tracking img