Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E EXATAS









TRABALHO EM EQUIPE SOBRE OS EMPREENDEDORES
DE TEÓFILO OTONI E REGIÃO


Carlos Macedo Rodrigues
Diego Matos Pimenta
Janine Matos Pimenta
Ramiro Wilken Figueiredo

Nome do Professor(a): Marcelo Cambraia de Alvarenga


Trabalho em equipe apresentado nadisciplina Gestão Contemporânea do Curso de Administração.



Teófilo Otoni
Outubro - 2012

1 Introdução

O empreendedor foi usado por Richard Cantillon em 1725 como o indivíduo que assumia riscos. Tal definição nos permite diferenciar o empreendedor de empresários, empregados e executivos por aquele buscar por inovação e possuir habilidades de transformar uma ideia em realidade,aplicando-a num determinado contexto.
O presente trabalho possibilita uma visão superficial das oportunidades encontradas por alguns empreendedores da cidade de Teófilo Otoni para o ramo de negócio comércio, que necessita de constante crescimento e inovação, através da aplicação de pesquisas no comércio teofilotonense.
Teófilo Otoni depara-se com um comércio movimentado e diversificado que atendetoda a sua região. Conhecida como a capital das pedras preciosas, Teófilo Otoni tem uma variedade de lojas e empreendimentos que chama a atenção de consumidores de várias cidades circunvizinhas, tais como: Itambacuri, Campanário, Poté, Carlos chagas, Ladainha, Frei Gaspar, entre outras.
Cada componente do grupo por meio de um roteiro padrão de entrevista entrevistou um empresário do comércio deTeófilo Otoni com o intuito de evidenciar fatores que comprovem a existência de empreendedores neste comércio, tais como, inovação, responsabilidade social, aproveitamento de oportunidades, flexibilidade, se sabe delegar poderes e autoridades.

1.1 Objetivo
Esse projeto tem por objetivo conhecer as características, a visão, e os atos dos pequenos empreendedores de Teófilo Otonie região, que por sua vez tem um comércio movimentado e diversificado.



2 Referencial Teórico

Como referencial teórico, nossa equipe buscou conhecer os conceitos básicos relacionados ao roteiro da pesquisa “Empreendedorismo em Teófilo Otoni e região” para explicar de maneira clara e precisa os objetivos da entrevista.
Durante o processo de busca de pesquisa, identificamos queo empreendedor se difere de administrador como mostra Chiavenato,

O empreendedor é diferente do administrador. Aquele envolve introdução de mudanças na produção, enquanto o administrador envolve coordenação do processo de produção. O empreendedor é um fenômeno descontínuo que aparece para iniciar mudanças no processo de produção, então desaparece até que reaparece novamente para iniciar outramudança. (CHIAVENATO, 2004, p.177)

Barteman comprova em seu livro que existe sim essa diferença entre empreendedor e administrador (ele substitui empreendedor por gerente) e mostra que em particular que o empreendedor é mais atuante nas pequenas empresas,

O empreendedorismo difere do gerenciamento em geral e do gerenciamento de pequenas empresas em particular. Um empreendedor é um gestor, masele se dedica a atividades adicionais que nem todos os gerentes fazem. Enquanto os gerentes operam dentro de uma hierarquia de gerenciamento mais formal, com uma autoridade e uma responsabilidade definidas de maneira mais clara, os empreendedores usam mais redes de contatos do que autoridade formal. (BATEMAN; SNELL, 2006, p. 227)

A partir desta definição, foi possível identificar que oempreendedor não se prende somente a normativas e conceitos, mas vai à busca de novas oportunidades e assumi riscos conscientes, além da necessidade de autorrealização. Esse tem como principal fator de decisão a busca de alta lucratividade e um retorno rápido dos seus empreendimentos.
O empreendedor em sua buscar, tem-se de se adaptar a inovação e evolução tecnológica para satisfazer o seu cliente,...
tracking img