Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4207 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, é necessário apresentar competências e habilidades que vão além daquelas esperadas pelas organizações. O perfil de profissional procurado atualmente no mercado deve apresentar um diferencial que promova a mudança e o desenvolvimento econômico.

Esse novo profissional deve ter a capacidade de inovar continuamente, trazendoideias que revolucionem a maneira de administrar e decisões que trarão o sucesso para a organização. Esse perfil é facilmente identificado nos empreendedores que se encontram nas organizações.

O empreendedorismo é considerado hoje um fenômeno global, dada a sua força e crescimento nas relações internacionais e formação profissional. O Brasil é citado como um dos países mais criativos do mundo eonde mais se desenvolvem empreendedores. A busca pelo profissional criativo, inovador e com disponibilidade de assumir riscos é crescente, e o perfil de empreendedor corporativo é cada vez mais procurado pelas organizações que têm por objetivo a busca da efetividade, sua maneira de administrar supera as expectativas das organizações tradicionais, pois ele trabalha com criatividade e iniciativa, alémde criar e alocar valores para os indivíduos e para a sociedade.

“Onde quer que você veja um negócio de sucesso, pode acreditar que ali houve, um dia, uma decisão corajosa.” (Peter Drucker).





















O QUE É EMPREENDEDORISMO?
Empreendedorismo designa os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo deatuação. Empreendedor é o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento.
Nocontexto temos dois tipos de empreendedorismo:
Entrepeneur ou Empreendedorismo Externo tem como objetivo criar uma empresa ou negócio.
Intrapreneur ou Empreendedorismo Interno tem como objetivo aumentar a capacidade empreendedora e criativa dos colaboradores da empresa ou organização, gerando novos negócios de valor acrescentado, ou pelo menos melhorando a produtividade do seu posto de trabalho.DIFERENÇAS ENTRE AS CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR E DO INTRAEMPREENDEDOR
Empreendedor Intraempreendedor
Capital Próprio ou de terceiros. Da empresa.
Estrutura operacional Ele cria. Utiliza da empresa.
Poder de ação Maior sobre o ambiente. Subordinado à cultura Org.
Fracasso parcial Significa perda de recursos financeiros. Significaapenas erro e realinhamento do projeto.
Fracasso total Significa falência. Significa aborto do projeto e, no máximo, demissão.
Liderança Própria. Subordinado a vários líderes corporativos.
Equipe Monta a sua própria. Deve utilizar a já existente e formada na empresa.
Salário Relativo,depende do resultado do projeto. Fixo e definido.

A EVOLUÇÃO DO EMPREENDEDORISMO
A palavra empreendedor (entrepreneur - “Aquele que assume riscos e começa algo novo” ) surgiu na França por volta dos séculos XVII e XVIII, com o objetivo de designar aquelas pessoas ousadas que estimulavam o progresso econômico, mediante novas e melhores formas de agir.

 Na Idade Média, o termo empreendedor foiutilizado para definir aquele que gerenciava grandes projetos de produção. Ele não assumia grandes riscos; apenas gerenciava, utilizando os recursos disponíveis, geralmente provenientes do governo do país.
 No século XVII, houve os primeiros indícios de relação entre assumir riscos e empreendedorismo, pois o empreendedor estabelecia um contato com o governo para prestar serviços ou fornecer...
tracking img