Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1681 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

CLÁUDIA AMARAL DE ALMEIDA SILVA













BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DO EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS NA GESTÃO ESTRATÉGICA DAS ORGANIZAÇÕES.




















São Francisco - MG
2010
CLAUDIA AMARAL DE ALMEIDA SILVA














A IMPORTÂNCIA DOEMPREENDEDORISMO E DO PLANO DE NEGÓCIOS NA GESTÃO ESTRATÉGICA DAS ORGANIZAÇÕES









Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Empreendedorismo e Plano de Negócios.


Orientador: Prof. Larissa Zamarian DucciSão Francisco - MG

2010

PRIMEIRA PARTE

01- Mencione a origem do termo empreendedorismo e os pioneiros na utilização do termo. Não se esqueça de associar as diferentes utilizações do termo ao economista que a citou.

O termo empreendedor vem da palavra francesa “entrepreneur” e significa aquela pessoa que dá início a alguma coisa nova assumindo a responsabilidade pelos riscos.
Noséculo XVII Richard Cantillon criou o termo empreendedorismo, conceituando empreendedor como a pessoa que assume riscos e o capitalista como fornecedor de recursos financeiros.
Jean-Baptiste Say no século XIX definiu empreendedor como aquele que movimenta o capital de uma área de pouca produtividade para outra de maior perspectiva de resultado e lucratividade.
Todavia foi o austríaco JosephSchumpeter no século XX quem associou claramente o empreendedorismo à inovação, definindo o empreendedor como o sujeito que aperfeiçoa ou revoluciona o método “criativo-destrutivo” do capitalismo por meio da criação de nova tecnologia ou do melhoramento de uma técnica antiga, ou seja, inovando. Para ele o empreendedor cria inovações que tenham a perspectiva de obter lucratividade assumindo paratanto o risco de seus atos.
Finalizando entendemos empreendedorismo como a identificação e análise de oportunidade de negócio no mercado, tendo como foco a criação inovadora ou implementação de ações que tenham como objetivo a lucratividade.

2 – Liste cinco características de um empreendedor.

Busca de Oportunidades e Iniciativa: O empreendedor tem uma ampla visão de mercado podendo identificarou criar oportunidades de negócios, transformando produtos e serviços de forma inovadora a fim de satisfazer as necessidades do cliente.
Capacidade para correr riscos calculados: O empreendedor possui disposição para assumir riscos moderados ou desafios que a nova atividade acarretará. Para tanto o empreendedor avalia todas as alternativas cuidadosamente antes de agir.

Persistência: Oempreendedor não se intimida diante das dificuldades e é capaz de atuar repetidamente ou variar as estratégias a fim de superar as limitações.

Organização: O empreendedor é organizado em suas atividades e dispõe de habilidade para utilizar os recursos disponíveis a fim de atingir seu objetivo, facilitando o trabalho.

Comprometimento: O empreendedor sempre cumpre com seus compromissos, se esmerapara realizar o melhor possível e dá o máximo de si para atingir seus objetivos.

3 – Explique qual a importância de se estudar empreendedorismo e plano de negócios.
Observa-se no mercado atual que somente as empresas que apresentam um diferencial diante da concorrência conseguem manter-se. Um dos fatores decisivos para tanto é justamente a capacidade empreendedora de seus administradores queinovam sempre nos produtos e serviços oferecidos à sua clientela. Entretanto sem um planejamento prévio das ações muitas atividades se tornam inviáveis por acarretarem riscos altos, podendo levar à empresa à falência. Conhecimentos sobre empreendedorismo são fundamentais ao administrador levando em consideração de nem todo administrador possui características de um empreendedor. O plano de negócios...
tracking img