Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
09/08/12 1° AULA EMPREENDEDORISMO

Conceito
Segundo Joseph Schumpeter, um dos mais importantes economistas da primeira metade do século XX: “O empreendedor é uma pessoa que destrói a ordem econômica existente introduzindo novos produtos e serviços, criando novas formas de organização e explorando novos materiais”.
“O empreendedor é alguém que percebe uma oportunidade e cria uma organizaçãopara persegui-la”.
William Bygrave – Prof. do Babson College
“O empreendedor é alguém que imagina, desenvolve e realiza visões”.
Louis Jacques Filion, professor da HEC – Hautes Etudes Commercialles de Montreal, Canadá
Bygrave não trata da origem da oportunidade, mas se preocupa com a necessidade de criar uma organização para realizá-la, enquanto Filion está mais mobilizado a valorizar a origemdaquilo que o empreendedor vai realizar e a localizá-la em seus sonhos, em suas visões de mundo.
Elementos do conceito de empreendedorismo
• Adotam clara atitude pró-ativa de observação da realidade, que os leva a terem uma boa percepção das oportunidades ― que parece ser a principal das características e é, certamente, a mais encontrada neles.
• Os empreendedores são capacitados para capturare avaliar oportunidades e, a partir de suas ideias, desenvolverem planos para realizar seus objetivos.
• Os empreendedores também estão habituados a tomar decisões e empenhados fortemente em realizar suas ideias.
• Eles buscam incessantemente criar valor para a sociedade através de seus empreendimentos e o reconhecimento da sociedade está relacionado obviamente ao valor criado.
Característicasdo empreendedorismo observadas pelos psicólogos, sociólogos e economistas.
A visão dos psicólogos e dos sociólogos
Na visão dos psicólogos e dos sociólogos, o empreendedorismo é visto como uma forma de realização humana em que os sonhos de cada pessoa podem ser transformados em realidade.
As características mais observadas, segundo a maioria dos psicólogos e sociólogos que estudam oempreendedorismo, são as seguintes:
1 - Como encaram a riqueza: O empreendedorismo é entendido como um mecanismo de criação de riqueza para a sociedade, sendo o empreendedor seu agente. Em algumas sociedades há uma atitude restritiva em relação ao lucro e à riqueza. Talvez o empreendedorismo esteja ajudando a fixar uma nova visão do capitalismo: a do lucro para todos.
2 - Empresas: A criação de empresasé a forma mais habitual de se compreender o empreendedorismo e o trabalho do empreendedor. Porém, vamos perceber ao longo do processo de aprendizagem que há várias outras possibilidades, na área social, sobretudo, e até mesmo nas atividades governamentais.
3 – Inovação: A ligação do empreendedorismo com a inovação é essencial, como já havia sido percebida por Schumpeter, que estabeleceu aligação desta com a estabilidade dos sistemas econômicos.
4 - Mudança: Essa é uma característica do mundo atual e que também está associada ao empreendedorismo, uma vez que os empreendedores são caracterizados por trazerem novos produtos e processos.
5 - Empregos: Para os governos gerarem novos empregos pelos caminhos tradicionais, custa muito mais caro do que pela via do empreendedorismo e isso é muitosignificativo.
6 - Valor: O empreendedorismo é uma fonte para geração de valor, na medida em que leva soluções melhores para a vida das pessoas. Por exemplo, a vida ficou muito mais prática depois que o uso do celular se tornou comum, certo? Foi isso que gerou valor para as pessoas, não o telefone em si. Poder contar com o serviço que ele oferece é que fez a diferença.
7 - Crescimentoeconômico: Essa é uma das consequências do empreendedorismo, pela geração de empregos e de empreendimentos que movimentarão a economia.

A visão dos economistas
“O processo empreendedor não inclui somente a criação de novas empresas, tratando com capitais e empregos. Consiste também em desenvolver o espírito engenhoso do ser humano e o seu empenho em melhorar a humanidade”.
Os economistas, de modo...
tracking img