Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2003 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PROCESSOS GERENCIAIS

GLORIA DONARIA LISBOA ANDRE

EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS

Contagem
2010

GLORIA DONARIA LISBOA ANDRE

EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS

Trabalho apresentado ao Curso Processos Gerenciais da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina (Empreendedorismo e Plano de Negócios).

Prof. MarceloFerreira:



Contagem
2010

Introdução:

Como fenômeno da globalização, muitas empresas brasileiras estão procurando alternativas para aumentar a competitividade, reduzir custos e manter-se no mercado. Em conseqüência, é inevitável o aumento do índice dedesemprego. Com isso, ex-funcionários, utilizando o pouco que restaram de suas economias, começaram a criar seus próprios negócios. Paralelo a esse cenário, empresarial já existente no mercado, incomodados com apenas um tipo de negócio, estão criando outros empreendimentos e concretizando novas idéias, ocasionando um processo contínuo de empreendedorismo. Há também pessoas motivadas pela economia ou porherança de família que têm decidido por tocar seus próprios negócios.
Essa situação do mercado econômico faz com que o tema empreendedorismo venha sempre à tona cativando pessoas e causando interesse em todos os níveis sociais, de maneira que se torna necessária a discussão em torno de um conjunto de fatores, tais como ferramentas, dicas, detalhes e incentivos. Sendo assim, muitos são capazesde empreender, basta descobrir-se empreendedor e potencializar suas maiores características para tal.

E é de se considerar, que a avaliação mais objetiva do preparo para empreender é a percepção que a pessoa tem de si própria, refletindo na sua autoconfiança. Com o potencial empreendedor também isso acontece. O que se aprende na escola, nas pesquisas, nas observações, vai se acumulando.O preparar-se para ser empreendedor, portanto, inicia-se com o domínio que se tem sobre tarefas que se fazem necessárias, o próprio desenvolvimento da capacidade de gerenciamento. O que falta, na verdade, é motivação para uma tomada de decisão para se tornar um empreendedor.
Decisões tomadas no cotidiano são inúmeras. Os processos de decisão nem sempre são simples, objetivos e eficientescomo deveriam ser, pois se a intuição está de um lado; a análise racional está do outro. A decisão é de cada um. Interagir, refletir, deixar a cada um o momento de uma descoberta e desenvolvendo habilidades específicas para o sucesso da sua escolha é de responsabilidade única e exclusiva. As características comuns que se encontram no empreendedor que fez uma escolha, tanto nas universidades comona sociedade, são difíceis para listar com precisão, porém diferentes autores chegaram a algumas conclusões. Elas dizem respeito às necessidades, conhecimento, habilidades e valores.
Cantillon era um banqueiro que hoje poderia ser descrito como um capitalista de risco, cujo seus escritos revelam um homem em busca de oportunidades de negócios, preocupado com o gerenciamento inteligente de negóciose a obtenção de rendimentos otimizados para o capital investido.
Say distinguiu entre empreendedores e capitalistas e os lucros de cada um. Say considerava o desenvolvimento econômico como resultado da criação de novos empreendimentos e ansiava pela expansão da Revolução Industrial inglesa na França. Cantillon e Say consideravam os empreendedores como pessoas que corriam riscos, basicamenteporque investiam seu próprio dinheiro. Na visão de Cantillon, os empreendedores compravam matéria prima, por certo preço com o objetivo de processá-la e revendê-la por um preço ainda não definido. Os empreendedores eram, portanto, pessoas que aproveitavam as oportunidades com a perspectiva de obterem lucros, assumindo riscos inerentes. Say fazia distinção entre empreendedores e capitalistas e entre...
tracking img