Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A disciplina de empreendedorismo provoca o interesse pela possibilidade de se examinar múltiplas alternativas de trabalho em sua profissão, abre perspectivas para a compreensão do trabalho em grupos multidisciplinares e da alternativa de tornar-se “dono” de seu próprio empreendimento, seja ele lucrativo como uma empresa ou com finalidade social, onde o objetivo é atingir benefícios para umacomunidade: isto deve resultar na compreensão mais acurada da responsabilidade e da oportunidade aberta em relação ao seu próprio destino.

Evidencia a necessidade da competência de relacionamento em equipe e impacta com referência ao compromisso e grau de responsabilidade que são assumidos. Socialmente, os empreendedores bem-sucedidos não são apenas bons construtores de novos negócios, mas adquirema noção de valor do trabalho dos demais membros do grupo e de valores como a persistência, a criatividade, a habilidade de relacionamento, a compreensão das necessidades dos grupos sociais, a identificação de oportunidades, conduzindo a uma visão holística do mundo e a valorização do planejamento e da capacidade de realização.

AULA 1 - PANORAMA GERAL E CONCEITOS BÁSICOS EM EMPREENDEDORISMOAo final da aula, você deverá ser capaz de:

1. Discernir a respeito da importância do empreendedorismo e sua história.

2. Avaliar os diversos conceitos de empreendedorismo e seus elementos.

3. Desenvolver um olhar crítico sobre o ambiente do empreendedorismo, vinculando-se às mais diversas atividades: inovação, comunicação, informação, distribuição, tecnologia, globalização e novosconceitos.

Olá, seja bem-vindo(a)!

Muito embora o conceito de empreendedorismo venha ganhando terrenos em diversos segmentos da sociedade, ainda são poucos os que o utilizam de forma adequada. O processo empreendedor não inclui somente a criação de novas empresas, tratando com capitais e empregos. Consiste também em desenvolver o espírito engenhoso do ser humano e o seu empenho em melhorar ahumanidade.

Mito da caverna
O admirável filósofo grego Platão (viveu de -428 a.C. até -348 a.C.) conta-nos que quando os homens viviam nas cavernas ainda temiam a natureza e seus fenômenos. Por isso, viviam trancafiados, procurando apenas solucionar seus problemas básicos de subsistência.
O mito da caverna encontra-se no livro de Platão intitulado “A República”. Resumindo, poderíamos usar o textodo Wikipedia[1] para que vocês saibam de que trata essa alegoria de Platão.

“Imaginemos um muro bem alto separando o mundo externo e uma caverna. Na caverna existe uma fresta por onde passa um feixe de luz exterior. No interior da caverna permanecem seres humanos que nasceram e cresceram ali. Ficam de costas para a entrada, acorrentados, sem poder de locomoção, forçados a olharem somente aparede do fundo da caverna, onde são projetadas sombras de outros homens que, além do muro, mantêm acesa uma fogueira.
Os prisioneiros julgam que essas sombras sejam a realidade. Um dos prisioneiros decide abandonar essa condição e fabrica um instrumento com o qual quebra os grilhões. Aos poucos vai se movendo e avança na direção do muro e o escala, com dificuldade enfrenta os obstáculos queencontra e sai da caverna, descobrindo não apenas que as sombras eram feitas por homens como eles, e mais além por todo o mundo e por toda a natureza.”
Wikipedia – é uma a enciclopédia livre que qualquer um pode editar e que é construída a cada dia por milhares de colaboradores de todas as partes do mundo. Os créditos são dados aos autores que contribuem e é garantido o direito de cópia e distribuição aqualquer internauta.
Para garantir qualidade, a Wikipedia tem atraído cada vez mais colaboradores de alto nível e tem estabelecido políticas e normas para que haja uma triagem competente das contribuições recebidas, sem inibir os autores, mas buscando consenso nos conceitos e informações transmitidas e mantendo sua independência e isenção.

Voltando ao mito da caverna, a interpretação de...
tracking img