Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
6. Economiade Mercado
6.1 Identificar e compreender as formas de organização que prevaleceram no País até a data atual.
Houve uma vanço expressivo nos últimos anos na evolução da gestão empresarial no Brasil. Há uma grande disponibilidade das corporações em investir na governança, nos últimos anos houve também um grande amadurecimento do empresário brasileiro. A mentalidade do empresariadobrasileiro está mudando para melhor. Diversos estudos mostram que a busca da inovação, a adoção de práticas transparentes de gestão, a responsabilidade social e a conquista do mercado exterior estão moldando um novo ambiente corporativo, onde o sucesso é perseguido sem abandonar a ética. Há fortes indícios de que a indústria brasileira elevou seu padrão de competitividade, com base na configuração deuma nova visão empresarial. Essa nova liderança empresarial investe em tecnologia, qualidade e transparência. O fruto disso, como produto das melhores práticas, é também a geração de mais empregos e oportunidades. O caminho lógico de uma empresa bem gerida e que investe em tecnologia é a busca da competitividade. Isso se dará apenas se as pessoas estiverem engajadas e conscientes de seu papel nacompetitividade da empresa. Tendo em vista este aspecto o grande desafio passa a ser a atração, retenção e desenvolvimento de pessoas que favoreçam a aplicação dos princípios de ética, transparência e confiabilidade. Pessoas que irão colocar em prática os objetivos da empresa, visando proteger seu patrimônio, maximizar o retorno do investimento e cultivar os seus valores, suas crenças e seuspropósitos.
6.2 Analisar os fatores responsáveis pela diversidade dos aspectos físicos e humanos do território brasileiro.
Ao se considerar a atual configuração sócio-espacial e econômica que classifica o Brasil como um país em desenvolvimento, deve-se ater as suas particularidades regionais, expressas pelos regionalismos, sejam culturais ou econômicos, mas que denotam as característicasorganizacionais de cada porção do território nacional. O uso “produtivo” do território tem suas origens atreladas aos distintos processos de povoamento e colonização e às políticas públicas que as incentivaram. Desse modo, cada recorte espacial brasileiro está imbuído de um processo histórico/transformador, o qual reflete sua atual configuração, considerando o seu nível de desenvolvimento socioeconômico. Paradinamizar as regiões brasileiras, o Estado teve que gerir condições para que o desenvolvimento regional heterogêneo do Brasil pudesse beneficiar as regiões onde os desequilíbrios e as desigualdades fossem mais significativas, uma vez que se buscava o desenvolvimento regional.
Nesse sentido, políticas públicas e a inserção do capital público e privado foram estimulados como agentesreorganizadores do espaço, buscando revitalizar áreas com potenciais de desenvolvimento ou então, estimular aquelas com “vazios” demográficos expressivos. Para tanto, esses atores econômicos redesenharam o território nacional via capital considerando as especificidades regionais. Considerando as macrorregiões brasileiras, individualizadas pelo IBGE, pode-se dizer que, a gênese da economia brasileira estáestruturada via atividades agropecuárias, as quais são dinamizadoras das economias regionais. No entanto, tal situação tem como conseqüências as oscilações ligadas às potencialidades naturais e econômicas, que influenciam o desenvolvimento regional, à medida que as regiões estão sujeitas as políticas públicas, ora favoráveis a certos produtos, ora acarretando prejuízos, tendo em vista o contexto globalque rege o mercado, via fluxos de capital.

6.3 Identificar e compreender a dinâmica das relações intereintra-regionais do território brasileiro.
Dessa forma, ao se considerar a dinâmica regional, deve-se procurar abarcar os aspectos que a compõe, principalmente, os socioeconômicos. A diversidade dos setores produtivos do sudeste brasileiro permite que sua economia seja mais sólida do que...
tracking img