Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 60 (14942 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Bibliografias Básicas : DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo : transformando idéias em negócios. 4a. ed., Rio de Janeiro: Campus, 2001. KOTLER, Philip. Administração de marketing : análise, planejamento, implementação e controle. 5ª ed., São Paulo: Atlas, 1998. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro, 1999.CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo : dando asas ao espírito empreendedor. 1ª ed., São Paulo: Saraiva, 2004. Bibliografias Complementares : CAVALCANTI, Marly (organizadora). Gestão estratégica de negócios, evolução, cenários, diagnóstico e ação. São Paulo : 2001, Pioneira Thomson Learning. CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo : dando asas ao espírito empreendedor. 1ª ed., São Paulo: Saraiva, 2004.DEGEN, Ronald. O Empreendedor : fundamentos da iniciativa empresarial. 8a. ed., São Paulo: Person Education, 1989. MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração. 6ª. ed. , São Paulo: Atlas, 2004. PARENTE, Juracy. Varejo no Brasil : Gestão e Estratégia. 1ª ed., São Paulo : Atlas, 2000. BIRLEY, Sue. Dominando os desafios do empreendedor / Sue Birley, Daniel F. Muzyka. São Paulo: PersonEducation, 2004.

1

PARTE I -EMPREENDEDORISMO
♦ CONCEITO Pode-se dizer que empreendedorismo é uma ciência que estuda os empreendedores e seus empreendimentos. Muitas são as definições, mas talvez uma das mais antigas e que talvez melhor reflita o espírito empreendedor seja a de Joseph Schumpeter (1949): “O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novosprodutos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais.” De acordo com Schumpeter, o empreendedor é mais conhecido como aquele que cria novos negócios, mas pode também inovar dentro de negócios já existentes; ou seja, é possível ser empreendedor dentro de empresas já constituídas. Em qualquer definição de empreendedorismo encontram-se,pelo menos, os seguintes aspectos referentes ao empreendedor : a) Iniciativa para criar um novo negócio e paixão pelo que faz. b) Utiliza os recursos disponíveis de forma criativa transformando o ambiente social e econômico onde vive. c) Aceita assumir os riscos e a possibilidade de fracassar. ♦ EVOLUÇÃO HISTÓRICA A palavra empreendedor (entrepreneur) tem origem francesa e quer dizer aquele queassume riscos e começa algo novo. A seguir, faremos uma análise histórica do desenvolvimento da teoria do empreendedorismo (Hisrich, 19860). - Primeiro uso do termo empreendedorismo : um primeiro exemplo de definição de empreendedorismo pode ser creditado a Marco Polo, que tentou estabelecer uma rota comercial para o Oriente. Como empreendedor, Marco Polo assinou um contrato com um homem que possuíadinheiro (hoje mais conhecido como capitalista) para vender suas mercadorias. Enquanto o capitalista era alguém que assumia riscos de forma passiva, o aventureiro empreendedor assumia papel ativo, correndo os riscos físicos e emocionais.

2

- Idade Média : neste período o termo empreendedor foi utilizado para definir aquele que gerenciava grandes projetos de produção. Esse indivíduo nãoassumia grandes riscos, e apenas gerenciava os projetos, utilizando os recursos disponíveis, geralmente provenientes do governo do país. - Século XVII : nessa época o empreendedor estabelecia um acordo contratual como o governo para realizar algum serviço ou fornecer produtos. Como geralmente os preços eram prefixados, qualquer lucro ou prejuízo era exclusivo do empreendedor. Richard Cantillon,importante escritor e economista do século XVII, é considerado por muitos como um dos criadores do termo empreendedorismo, tendo sido um dos primeiros a diferenciar o empreendedor (aquele que assumia riscos) do capitalista (aquele que fornecia o capital). - Século XVIII : nesse século o capitalista e o empreendedor foram finalmente diferenciados, provavelmente devido ao início da industrialização que...
tracking img