Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TGI- TRABALHO DE GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Turma U campus Ponte Rasa

Empreendedorismo

O termo empreendedorismo define uma área do conhecimento bastante abrangente, que trata de vários assuntos que vão além da criação de empresas.
O empreendedorismo não é algo novo, estudando um pouco a história, veremos que grandes ações empreendedoras nas áreas do conhecimento e da ciência, porexemplo, já foram executadas, mas somente a partir dos anos 80 é que o termo cresceu e se espalhou por quase todas as ciências humanas e gerenciais. Para entendermos um pouco mais esse processo evolutivo e alguns conceitos criados em torno do tema, exemplificaremos alguns deles neste trabalho.
1.Gestão Empreendedora
Por volta da década de 80, com tantas mudanças acontecendo no campo econômico,social, cultural e tecnológico, as empresas tiveram que passar por um processo de renovação, caso contrário morreriam. As estruturas e os comportamentos burocráticos tiveram que ser substituídos por inovações, criatividade e coragem de assumir riscos. Diante desse novo contexto as organizações necessitavam de pessoas com auto grau de empreendedorismo para se adequarem às exigências do mercado e daconcorrência. Passou a ser fundamental ter entre seus gerentes e colaboradores aqueles capazes de assumir riscos, ter ideias criativas e ações inovadoras. Surgiu daí o conceito de intra-empreendedor. O termo foi criado pelo pesquisador Gifford Pinchot, e seu significado relaciona-se com o comportamento empreendedor voltado para dentro das organizações, gerador de inovações e agregador de valores emprocessos, práticas de gestão, produtos e serviços. Dentro desse novo panorama, essas características passaram a ser vitais já que as empresas tiveram que adotar uma gestão diferenciada, pautada em atitudes visionárias e executoras, ou seja, uma gestão propriamente empreendedora.
2. Liderança Empreendedora
Dentro de qualquer organização a liderança exerce um papel de grande importância. É o lídera figura responsável por conduzir equipes, orientá-las, definir metas, ajuda-las a atingir, monitorar o trabalho, ajudar na superação de dificuldades e avalia-las.
Em virtude da instabilidade e turbulência ambiental, os líderes tiveram que mudar velhas posturas para se alinharem à nova realidade das organizações. Eles tiveram que deixar para trás posturas rígidas de comando e hierarquia eadotar um perfil mais flexível e compartilhador. Esse líder, com perfil empreendedor, é aquele que consegue dar liberdade e autonomia aos seus colaboradores, apontando as metas e os resultados que devem ser alcançados de maneira cooperativa. Partilhar informações, gerir os potenciais de seus subordinados de forma estratégica também é papel desse novo líder. Além disso ele deve incentivar e incutir emseus liderados esse pensamento empreendedor, agregando assim mais valores à empresa a qual fazem parte.
2.1 A prática da liderança empreendedora no ambiente de recursos humanos
No hotel Best Place (empresa fictícia), o RH funciona de forma estratégica, com a prática de uma liderança empreendedora. O líder trabalha de forma atuante junto à sua equipe para que em conjunto criem soluções paraatingir as expectativas da empresa e principalmente dos clientes. Foi criado um sistema de feedback constante, onde são discutidas as metas que a empresa espera alcançar, as falhas ocorridas e as medidas necessárias para que sejam alcançadas.
Através de reuniões informais os funcionários são convidados a participar com idéias, opiniões e sugestões que serão avaliadas, e caso sejam viáveis e agreguemalguma melhoria são aproveitadas. Algumas mudanças já foram adotadas através de sugestões dadas pelos liderados, como por exemplo o conjunto de benefícios oferecido pela empresa. Antes o pacote era único para todos, e através de uma mudança sugerida, foi criado um sistema de benefício flexível, que muda de acordo com a necessidade do colaborador.
Através de medidas assim o funcionário sente-se...
tracking img