Empreendedorismo resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 REFERENCIAL TEÓRICO 4
2.1 DIREITO EMPRESARIAL 4
2.2 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA 4
2.3 EMPREENDEDORISMO 6
2.4 ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 7
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO

Inseridos no mercado cada vez mais competivivo e em constantes mudanças, os empreendedores buscar novas soluções para se adaptarem e sobressairem aconcorência cada vez mais acirrada. Visando isso que Alexandre Hadade, propietário da Gráfica Arizona, que encontrava um constante problema nos primeiros anos de sua empresa: a alta rotatividade de funcionários, principalmente se tratando do setor de entregas. Com isso, criou uma nova estratégia para aumentar sua produtividade, investindo no seu melhor funcionário. Hadadde mostrou que além de ser um bomgestor tem uma visão empreendedora, inovadora e criativa.


referencial teórico


1 Direito empresarial

A forma de terceirização ultilizada pela empresa é viável, por se tratar de uma contratação de uma atividade meio da empresa, ou seja, aquela que está ligada com a atividade principal, mas não se caracteriza como tal.
Segundo a Súmula n° 331 do contrato dePrestação de serviços e Legalidade, a atividade terceirizada “Não forma vínculo de emprego com o tomador a contratação de serviços de vigilância (Lei nº 7.102, de 20.06.1983) e de conservação e limpeza, bem como a de serviços especializados ligados à atividade-meio do tomador, desde que inexistente a pessoalidade e a subordinação direta.”
Sendo assim, o vínculo trabalhista do empregadoé de responsalibidade da empresa contratada. Portanto, a empresa contratante tem por direito exigir da empresa a prestação do serviço com qualidade e eficiência, bem como a realização do mesmo nos prazos estipulados, porém, qualquer cobrança deverá ser feita diretamente com o responsável da empresa contratada. A empresa contratante também não pode dar ordens diretas á empresa contratante nem a seusempregados, nem tratá-los como se fossem seus sobordinados. A relação entre a empresa contratrante e a contratada é regida pelo código civil, não pela CLT. Porém, pode-se tranferir para a esfera trabalhista, desde que estejam presentes os requisitos de: horário de trabalho, subordinação, pessoalidade e habitualidade, mediante a remuneração, considerada então, o salário.

2 administraçãoestratégica

No ponto de vista estratégico, a teceirização das atividades melhorou o fluxo de trabalho, melhorou o desempenho dos funcionários que desempeham esta função, por estarem sob uma liderança que conhecia o mercado. A estratégia adotada compreende nas caracteristicas principais de um empreendedor: iniciativa, criatividade e percepção. O empresário hadade teve uma visãoempreendedora, iniciativa e criatividade ao achar que a melhor solução seria investir no seu melhor funcionário, e teve a percepcçaõ necessária para enxergar que Gomes tinha algo mais a oferecer para a empresa. A perda de controle sobre a atividade de entrega foi favorável para a empresa, já que esta não é sua principal atividade, com isso, a Arizona se foca unicamente na sua atividade principal,proporcionando-lhe um serviço de qualidade e agilidade nos processos.
A decisão de Hadade foi nada além de uma visão estratégica, ele pode enxergar o problema sob uma nova perspectiva e ainda foi capaz de fazer com que as outras pessoas também assim o vissem. Faze com que Gomes se tornasse além de um empreendedor, seu parceiro, foi uma decisão baseada em crescimento, gestão e liderança.Como pontos favoráveis da estratégia adotada, podemos citar a posssibilidade de crescimento de ambas as empresas, tanto a Arizona como a DF Transportes, pela centralização de tarefas e foco no trabalho principal que cada um constitui; A agilidade no processo de entrega da Arizona, e consequentemente o aumento de sua produção, caracterizando também na satisfação de seus clientes e o...
tracking img