Empreendedorismo - Passos para abrir uma Empresa -

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4904 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Em pesquisa de 1999, o SEBRAE-SP constatou que 35% das empresas fracassam no primeiro ano de operação, e 71 % não conseguem chegar a cinco anos de vida.
Em comum, essas empresas apresentaram sinais de que foram deficientes principalmente em duas questões fundamentais: estruturação do negócio, ou planejamento prévio, e administração.
Estruturação do negócio e processo de gestão sãoaspectos que você realmente precisa se desafiar a conhecer e dominar. Todo esforço que fizer para aprender, tanto com as empresas que alcançaram sucesso como com os casos de fracasso, será o seu mais importante investimento, o que realmente sustentará a viabilidade de seu negócio. Queremos dizer que é necessário conhecer o melhor possível o ramo do negócio que escolheu.
O objetivo dessa fase deaprendizado e pesquisas é você formar ideias e estar convicto sobre o projeto de sua empresa, de como ela será.
A oportunidade, é um bom negócio? O primeiro ponto sobre o qual você precisa ter certeza é quanto à oportunidade de negócio que identificou. Você realmente tem uma oportunidade de negócio nas mãos ou apenas uma ideias na cabeça?. Qual a diferença?.
De maneira bem simples e direta,podemos dizer que, se tem alguém querendo comprar o que sua futura empresa propõe vender, existe uma oportunidade de negócio.
Afinal de contas, podemos resumir a atividade empresarial numa ação de vender e lucrar. Se for comprovada a possibilidade de vender e de lucrar, então você encontrou uma oportunidade de negócio.




Quero montar um negócio

Realmente não é fácil escolher um negócio paramontar, pois um pequeno erro pode ser fatal nessa escolha.
O primeiro e grande passo para montar um negócio ou descobrir em que irá trabalhar é fazer uma pesquisa de mercado.
Nela você avaliará a sua cidade e poderá descobrir as necessidades da população ou mesmo se deparar com uma ótima ideia de negócio que também seja do seu gosto.
Uma boa opção é avaliar o que você gosta realmente einvestir nisso.
Quando passamos a trabalhar em uma área que dominamos e que gostamos, o resultado é sempre maior e a probabilidade de sucesso só aumenta. 
Ao investir em uma área já de grande conhecimento, você terá grandes chances de ser o melhor naquilo e se tornar a principal referencia para as pessoas. Com isso o seu sucesso certamente não demorará de chegar.

PESQUISA DE MERCADO
A pesquisa demercado é a técnica que possibilitará analisar quem realmente interessa para qualquer empresa: Os clientes.
A pesquisa deve ser feita somente quando os resultados puderem contribuir para diminuir a incerteza ou influenciar decisões, ajudando aumentar as chances de sucesso e minimizar os riscos.

TIPOS DE PESQUISA DE MERCADO
Estudo do consumidor – Esse tipo visa entender os costumes eos hábitos do consumidor.
Estudo do produto – Tem o objetivo de buscar melhorias técnicas ou comerciais em determinados produtos já existentes ou mesmo no desenvolvimento de um novo produto para o mercado.
Estudo da embalagem – Essa pesquisa irá procurar as melhores soluções para a embalagem do produto, por exemplo: Cor, tamanho, tipo de material, formato, entre outros.
Estudo do preço de venda – Essa formade pesquisa busca informações relacionadas a quanto os concorrentes cobram, qual a margem de distribuição, a forma de vender, etc.
Estudo de distribuição – Visa analisar os problemas de localização e de comercialização dos produtos.
Estudo de concorrência - Esse estilo de pesquisa tem por objetivo o mapeamento da concorrência direta e indireta.
Estudo das promoções e publicidade – Definiçãodas estrategias de promoção e os meios de propaganda para que assim possa ser criada uma boa campanha publicitaria.
TÉCNICAS DE COLETAS DE DADOS
Sempre que vai se desenvolver uma nova pesquisa, é necessário escolher a forma que irá coletar as informações que realmente são importantes. Os meios de coletas são diversos, por isso destaquei alguns mais utilizados.
Questionários - Serie ordenada...
tracking img