Empreendedorismo: identificando oportunidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1718 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
Este artigo trata das oportunidades de negócios para os empreendedores. Serve como orientação aos empreendedores que têm um sonho e que não sabem ao certo como conseguir resultados nele, porém não é um guia que deva ser encarado como uma verdade única, e sim uma ajuda na clareza das idéias iniciais dos empreendedores. É uma pesquisa de caráter bibliográfico, que busca orientar umempreendedor ao sucesso no negócio escolhido.
Palavras-chave: Oportunidades. Empreendedores. Negócios.
INTRODUÇÃO
A oportunidade de negócios está no foco deste artigo. Saber identificá-las é primordial para os em-preendedores, para tanto se torna necessário definir o que é empreendedor, “o empreendedor é a pessoa que inicia e/ou opera um negócio para realizar uma idéia ou projeto pessoal assumindoriscos e respon¬sabilidades e inovando continuamente” (CHIAVE¬NATO, 2005, p.3).
Empreender para muitos é uma tarefa arrisca¬da, e na verdade, é. Ousar num mercado que já é dominado por grandes empresas são características de pessoas que têm coragem de arriscar e força para continuar seguindo mediante as desventuras de um mercado globalizado. “Um dos principais atribu¬tos do empreendedor éidentificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo” (DOLABELA, 1999, p.44).
A inovação é o instrumento específico do es¬pírito empreendedor. É o ato que contempla os recursos com a nova capacidade de criar riqueza (DRUCKER, 1995). Essa maneira de inovar será abordada mostrando quando devemos iniciar um negócio e como agir na criação dele.
Tendo emvista os assuntos aqui relatados, o objetivo deste estudo é explanar sobre as oportuni¬dades de negócios para os empreendedores. Como principal fonte de dados, os autores aqui aborda¬dos para apoiar as informações aqui relatadas são Idalberto Chiavenato (2005), Fernando Dolabella (1999), L. J. Filion (1991) e Peter F. Drucker (1995). Esta pesquisa é um estudo de caráter exploratório-descritivo,fundamentalmente bibliográfico e será à base do estudo das oportunidades para empreen¬dedores.
A visão do empreendedor é o que o impulsiona a realizar seu sonho, a pôr em prática suas idéias. Para isso é necessário que a pessoa (o empreen¬dedor) descubra qual é a sua visão? O que quer produzir? Qual será o produto que irá colocar no mercado? Em qual mercado irá se instalar? Essa visão é o que iráconduzi-lo para o sucesso, é o ca¬minho que ele irá percorrer.
Nesta etapa de visionário onde o empreendedor já domina todos os quatro pilares da visão, Filion (1991) demonstra que o processo de inicialização do negócio divide-se nas etapas: o embrião que é a idéia do produto e/ou serviço; desenvolvimento que retrata o estudo do mercado, do produto e da viabilidade; a forma que são as idéias daempresa, e o alvo os objetivos precisos a serem alcançados. É neste momento que as oportunidades aparecem, pois a pessoa já consegue visualizar bem suas idéias e começa a estudar as possibilidades de pô-las em prática.
IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES
Identificar uma oportunidade é o primeiro passo para uma pessoa que quer se tornar um em¬preendedor, para tanto ela tem que saber diferenciar oportunidadede idéia. Segundo o Dicionário Aurélio “oportunidade é ocasião, ensejo, lance, circunstância adequada ou favorável, conveniência”. Por sua vez, idéia “é a representação mental de uma coisa con¬creta ou abstrata, elaboração intelectual, concepção” (FERREIRA, 1999). A oportunidade para o empre¬endedor é a concepção da idéia, a idéia por si só não produz se não tiver a ocasião para pô-la em prática.Segundo Timmons (1994 apud DOLABELA, 1999) “uma idéia não passa de um instrumento na mão de um empreendedor. Da mesma forma como um pin¬cel pode gerar uma obra-prima ou medíocre, depen¬dendo das mãos que o utilizam, uma idéia depende de um bom empreendedor para se transformar em um negócio de sucesso”.
Os empreendedores ficam imersos na cria¬ção dos novos negócios, passam horas pensando,...
tracking img