Empreendedoriamo luis seabra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1089 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Antônio Luiz Seabra – Luiz Seabra

Nome Completo Antônio Luiz da Cunha Seabra

69 anos

Está entre os 35 brasileiros mais ricos do mundo.

Fortuna 2 bilhões e 900 mil (fonte Forbes 2012)

Antônio Luiz Seabra é formado em economia, empresário brasileiro fundador e co-presidente do Conselho de Administração da Natura.

Começou a trabalhar aos 15 anos era calculista de custo indiretona Gráfica Siqueira, empresa onde seu pai trabalhava. Depois recebeu uma proposta para ser "trainee" no departamento de pessoal da Remington onde, com 19 anos, já era chefe e, aos 21, superintendente.

Aos 25 anos após sua saída da Remington, foi trabalhar em um pequeno laboratório de cosmética, época em que surgiu sua paixão pela área cosmética. Depois de 3 anos nessa empresa, associou-se com umdos herdeiros para fundar, em 1969 a “Indústria e Comércio de Cosméticos G.Berjeaut”  O objetivo inicial da empresa era disponibilizar produtos de cuidado pessoal fabricados com insumos naturais e com preços acessíveis. Em 1970 a empresa recebeu o nome de “Indústria e Comércio de Cosméticos Natura Ltda” cujas atividades iniciaram-se em uma pequena loja na Rua Oscar Freire em São Paulo ondeSeabra prestava consultoria de beleza aos clientes. Fala-se que no começo possuiam um capital equivalente ao valor de um carro popular e os primeiros anos foram totalmente voltados para a sobrevivência. Só em 1975 que começaram a ver os resultados de tanto trabalho, e - consequentemente - veriam o iminente crescimento da empresa.

Foi atendendo e conversando com seus clientes que constatou opotencial transformador dos cosméticos, visto que o ato de tratar da pele é expressão de auto-estima do indivíduo.

A estratégia de vendas escolhida pela Natura foi realizar a venda porta a porta através de suas consultoras; as vendedoras foram profissionalmente especificadas de consultoras como forma de valorizar a atuação de vendas das mesmas, sob a meta de criar um relacionamento próximo epersonalizado com suas clientes. 

Na década de 80, seu faturamento cresceu mais de 30 vezes.

No fim da década de 90, a Natura buscou acompanhar as mudanças de comportamento, a consolidação do aparecimento de novos perfis de consumidores e a tendência de unir estética e saúde. Numa visão conceitual de ação de produto, o termo bem-estar tornou-se um elo de ligação entre estética e saúde. Para auxiliarna manutenção do estado saudável do organismo, a empresa lançou a linha “Natura Bioequilíbrio”. Em abril de 2000, inaugurou o seu portal de e-business, o natura.net , um espaço para troca de informações entre médicos, profissionais em geral e clientes. A empresa mudou o logotipo em abril de 2000, para expressar a sua renovação, novidade e leveza perante o mercado. De 2000 a 2003, iniciou o seuplano de penetração no mercado exterior, inicialmente na América Latina em países como Argentina, Chile e México e posteriormente para os Estados Unidos.

A oferta pública de suas ações, em 2004, foi um êxito estrondoso: atraiu cerca de 4600 investidores, gerou uma demanda 14 vezes maior do que o número de ações ofertadas e levou a ganhos de 18%, logo no primeiro dia.



Tal crescimento exigiuque a empresa construísse uma fábrica maior que abarcasse o ritmo de produção aquecido, saindo da antiga fábrica em Itapecerica da Serra (SP) para se instalar em Cajamar (SP). É uma empresa que investe em P&D, ou seja, em pesquisa de novas fórmulas naturais e de extração sustentável muito bem focada na linha “Natura Ekos”.

Em 2005, a inauguração da Casa Natura – primeira loja mundial, emParis, França, no bairro de Saint-Germain-des-Près. 
  
Em outubro de 2006, a Natura amplia sua atuação iniciando as operações de venda direta em Paris e arredores. 
  
Para apoiar o processo de inovação e desenvolvimento de produtos, também inaugurou um novo laboratório de pesquisas na capital francesa. A expectativa é que o Centro Satélite de Pesquisa e Tecnologia na França aproxime a Natura...
tracking img