Empreendedores da beleza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3998 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Empreendedores1 INTRODUÇÃO

Analisando o Empreendedorismo que designa o envolvimento de pessoas e processos que em conjunto levam a transformação de idéias em oportunidades. O termo empreender significa fazer, realizar ou executar. O empreendedor procura criar oportunidades, desenvolvendo meios para utilizá-las a seu favor, faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e sabe organizar-separa aproveitar as oportunidades. Tornando-o um visionário pronto para encarar novos desafios. Winston Churchill descreve o empreendedor como “um otimista que vê uma oportunidade em cada calamidade”.
Atualmente temos muitos empreendedores investindo no segmento beleza, pois, desde os primeiros habitantes da terra, a busca pela beleza é uma conquista diária.
No referencial teórico serãodesenvolvidos temas como, empreendedorismo, tendência de consumo, mercado da beleza e salões de beleza. Tendo como enfoque explanar a importância, do empreendedor para a sociedade.
Resolveu-se abordar o termo Empreendedores da beleza para identificar e comparar o perfil de Empreendedores neste ramo de atividade, traçando um comparativo entre duas proprietárias de salões de beleza de diferentes bairros deCachoeira do Sul.
A metodologia trata-se, de um estudo de caso, onde será realizada uma pesquisa exploratória, através de um levantamento bibliográfico em livros e sites.

2 OBJETIVOS

3.1. OBJETIVO GERAL

Traçar um comparativo entre as características existentes nas proprietárias de dois estabelecimentos de diferentes bairros de Cachoeira do Sul.

2.2 OBJETIVOS ESPECIFÍCOS

-Identificar o perfil dos empreendedores de dois Salões de Beleza de Cachoeira do Sul de diferentes bairros;
- Compreender a visão empreendedora de ambos os estabelecimentos;
- Verificar junto ás empreendedoras as estratégias para sobressair-se no mercado;
- Comparar o perfil de proprietárias de dois salões de beleza de Cachoeira do Sul.

3 JUSTIFICATIVA

Escolheu-se explorar o temaEmpreendedores da Beleza, por ser uma forte tendência no mercado atual. Investir no ramo da beleza nos dias de hoje é uma ótima forma de empregar seu dinheiro. Pois segundo o site do IBGE, só em Cachoeira do Sul há 18 salões de beleza cadastrados para trabalhar neste segmento, porém através da lista telefônica da cidade, verificou-se que o número de Institutos é mais elevado do que os que estãocadastrados. Esta forma de investimento ganhou amplo espaço, uma vez que precisa atender a grande demanda de consumo que a beleza motiva.
O mercado empreendedor ganhou grande força no Brasil a partir da década de 90, quando grandes empresas faliram e seus antigos colaboradores pela necessidade de uma nova fonte de renda, para suprir suas necessidades, decidem abrir seus próprios negócios, pequenas emicro empresas, tornando-se empreendedores.
Pela beleza ser um crescente no mercado, observa-se que a procura por este segmento tem sido extensa, o perfil de consumo mudou significativamente e salões de beleza são frequentados por todos os tipos de consumidores, independente de sua idade, sexo, classe social ou opção religiosa.
Com isso surgiu á curiosidade e interesse pessoal de identificar ascaracterísticas deste segmento e conhecer melhor este negócio.
Serão abordadas duas proprietárias de salões de beleza de bairros diferentes, sobre o perfil de clientes e como elas executam as ações para destacarem seus empreendimentos. Para que se possa interagir de forma clara e objetiva sobre o assunto, as informações cedidas por estas profissionais serão de inteira importância para a execuçãodo projeto.

4. REFERENCIAL TEÓRICO

4.1 Conceito de Empreendedorismo
Embora Empreendedorismo seja um assunto recente que vem ganhando força como componente de estudo em instituições de ensino e é tema de diversas palestras e seminários, o termo empreendedorismo já é utilizado desde os tempos primórdios. A palavra empreendedorismo é de origem francesa, uma tradução do termo entrepreneurship,...
tracking img