Empirismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do Empirismo

O que é?
É o movimento onde a experiência é o principal fator para a formação de idéias, o que o faz discordar da noção de idéias inatas. No empirismo, a sabedoria éadquirida através da percepção ou pela sensibilidade.
Quem foi Hume?
David Hume foi um filósofo escocês, que nasceu em 1711 e morreu em 1776.
Durante sua vida, deu continuidade ao pensamentoempirista de outros filósofos que o antecederam. Também é considerado um dos mais importantes pensadores do Iluminismo escocês.
Estudou o empirismo a fundo e identificou dois tipos de conhecimento: asmatérias reais/concretas e as relações de idéias.
As matérias se relacionam com a percepção e para ele a mesma era a única forma certa e verdadeira de obter-se conhecimento.
Já a relação de idéias,consistia em interferências de outras idéias, ou seja, para se relacionar duas idéias, que estão em nossa mente e que foram adquiridas através da experiência, acabamos concluindo uma terceira idéiaque foi gerada da relação entre as duas primeiras.
Hume questionou a causalidade, perguntando o porquê ocorrem certos fatos.
A explicação do filósofo para o fato de um fenômeno ser seguido poroutro era que se eles se relacionavam entre si, ao extremo de um ser considerado causa do outro; concluía-se que a causa e o efeito, eram impressões sensíveis, assim não passavam de eventos seguidospor outros. A causalidade seria uma criação do homem, em resposta as sensações, porém a crença nas “verdades”, que davam ao mundo a sensação de estabilidade eram ilusões. Assim, muitas verdades eramapenas relações de idéias inexistentes na realidade e sem confirmação.
Muitos filósofos achavam Hume exagerado em seu empirismo, que negava as verdades racionais obtidas através da observação. Maseste pensamento serviu de alerta para as pretensões de uma ciência exclusivamente empírica, pois a mesma estaria em meios a impasses do idealismo, assim foi demonstrado por Hume.
O que é indução?...
tracking img