Emperialismo

4442 palavras 18 páginas
TEXTO PARA ENSINO MÉDIO: IMPERIALISMO
I – CONCEITO
Prática de dominação empregada por nações ou povos poderosos para ampliar e manter seu controle ou influência sobre nações ou povos mais fracos. Alguns especialistas sugerem utilizar este termo de forma mais específica para referir-se unicamente à expansão econômica dos Estados Capitalistas no final do século XIX.
Às vezes imperialismo e colonialismo têm um significado parecido e podem aplicar-se indistintamente em algumas ocasiões, porém convém estabelecer algumas diferenças entre eles.
O colonialismo, em geral, implica um controle político oficial que supõe a anexação territorial e a perda da soberania do país colonizado. O Imperialismo, sem dúvida, tem um sentido mais amplo que remete ao controle ou influência exercida sobre outra região, seja ou não de forma oficial e direta, e independentemente do que afete o terreno econômico ou político.
II – ORIGEM E DESENVOLVIMENTO
A origem do imperialismo se remonta à antiguidade e foi adotado através de diferentes ao longo da história, sendo alguns deles mais freqüentes que outros dentro de um período histórico concreto. No Mundo Antigo, a prática do imperialismo se dava como resultado de uma série de grandes impérios que surgiam quando um povo, que geralmente representava uma determinada civilização e religião, tentava dominar a todos os outros criando um sistema de controle unificado. O Império de Alexandre Magno e o Império Romano são exemplos desta modalidade.
Ao contrário. O imperialismo europeu do começo da Era Moderna (1400-1750) se caracterizava por ser uma expansão colonial em territórios de ultramar. Não se tratava de um país que tentava unificar o mundo e sim de muitas nações que competiam por estabelecer seu controle sobre terras nos Continentes Americano, Africano ou Asiático.
Os sistemas imperialistas se estruturaram de acordo com a doutrina do mercantilismo: cada metrópole procurava controlar o comércio de suas colônias para monopolizar os

Relacionados

  • Teoria Da Comunica O Beatryz E Mariana
    1432 palavras | 6 páginas
  • Fundamentos Hist Ricos E Te Rico Metodol Gicos Do Servi O Social II
    1788 palavras | 8 páginas