Empedocles de agrigento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Empédocles De Agrigento


Empédocles nasceu em 490 ac en Agrigentum (Acragas) na Sicília, em uma renomada família.
Pouco se sabe sobre sua vida. Seu pai Meto parece ter sido importante na derrubada do tirano de Agrigentum, presumidamente Trasideu, filho de Terone, em 470 ac. Empédocles deu seguimento à tradição democrática da sua família, ajudando a derrubar o governo oligarca seguinte.Diz-se que ele foi magnânimo apoiando os pobres ; severo na perseguição dos abusos da aristocracia e até declinou de governar a cidade quando lhe foi oferecido .
Sua oratória brilhante , seu conhecimento profundo da natureza e a reputação de seus poderes sobrenaturais, incluindo a cura de doenças e previsão de epidemias [produziram vários mitos e histórias em torno de seu nome.
Ele era tido comomágico e controlador de tempestades. Ele mesmo, em seu famoso poema Purificações parece ter prometido poderes miraculosos, inclusive a destruição do mal, a cura da velhice e controle sobre a chuva e o vento. Empédocles era ligado por laços de amizade aos médicos de Acron e Pausanias , que eram seus eromenos, a vários pitagóricos e até,há quem diga, a Parmênides e Anaxágoras . O único discípulo deEmpédocles mencionado é o sofista e retórico Górgias .
Timeu e Dicearco de Messina falaram da viagem de Empédocles ao Peloponeso e da admiração que lhe foi prestada lá. Outros mencionaram sua estadia em Atenas e na então recém fundada colônia de Thurii , em 446 ac . Existem também alguns interessantes relatos de sua viagem ao extremo oriente às terras dos magos
De acordo com Aristóteles, elemorreu com 60 anos (c. 430 a.C.), embora outros escritores o tenham como vivendo até aos cento e nove anos de idade. De forma semelhante, há alguns mitos acerca da sua morte: uma tradição, que é atribuida a Heráclides do Ponto, representa-o como tendo sido removido da terra; enquanto outras o têm perecendo nas chamas do Monte Etna.
Trabalhos
Empédocles é considerado o último filósofo grego aescrever em versos e os fragmentos que restam de suas lições estão em dois poemas: Purificações e Sobre a Natureza. Empédocles estava sem dúvida familiarizado com os poemas didáticos de Xenófanes e Parménides[18] - podem ser encontradas alusões a este último nos fragmentos, - mas ele parece tê-los superado na animação e riqueza de seu estilo, e na clareza das suas descrições e dicção. Aristótelesapelidou-o de pai da retórica, e, embora apenas tenha reconhecido a métrica como ponto de comparação entre os poemas de Empédocles e os épicos de Homero, ele descreveu Empédocles como Homerico e poderoso na sua dicção. Lucrécio fala dele com entusiasmo, e via-o evidentemente como o seu modelo. Os dois poemas juntos compreendem 5000 linhas. Sobreviveram cerca de 550 linhas da sua poesia, embora porque osescritores antigos raramente mencionavam que poema estavam a citar, não é sempre certo a que poema as citações pertencem. Alguns estudiosos acreditam hoje em dia que havia apenas um poema, e que as Purificações formavam meramente o início de Sobre a Natureza.





Purificações


Conhecemos apenas aproximadamente 100 versos da sua Purificações. Parecem terem sido uma visão mítica do mundo,o que, não obstante, foi parte do sistema filosófico de Empédocles, As primeiras linhas do poema foram preservadas por Diógenes Laércio:
Amigos, que habitais a grande cidade, junto aos fulvos rochedos de Acragas, no
alto da cidadela, amadores de nobres trabalhos, respeitáveis abrigos para os
estrangeiros, homens inexperientes da maldade, eu vos saúdo! Eu, porém, caminho entre
vós qual Deusimortal, e não mais como mortal, por todos honrado como me convém,
coroado de guirlandas floridas. Desde minha entrada nas florescentes cidades, sou
honrado por homens e mulheres; seguem-me aos milhares, a fim de saber qual o
caminho da riqueza; uns necessitando oráculos; outros, feridos por atrozes dores,
Pedem uma palavra salvadora para as suas múltiplas doenças.
Era provavelmente este...
tracking img