Emmnuel kant

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual da Paraíba-UEPB
Centro de Educação – CEDUC
Departamento de Filosofia e Ciências Sociais
Curso de Pedagogia
Componente Curricular: História da Educação
Docente: Sebastían Sánchez Martín
Discente: Vanessa Silva
Melo – 112215530

Campina Grande, 15 de Novembro de 2011
Introdução

Este trabalho vai apresentar a vida, as obras, influências, contexto histórico epensamento educacional e pedagógico de Immanuel Kant, que foi feito para cumprir uma exigência do professor Sebastían Sánchez Martín que ministra a disciplina História da Educação do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba. Sabendo do tema que me foi dado fui de imediato procurar as fontes (livros e sites) que poderiam disponibilizar o conteúdo. Tendo em vista a dificuldade de encontrarinformações sobre o tema em livros, basiei o conteúdo deste trabalho em sites.

1-Vida e obra do autor:

1.1-Vida

Immanuel Kant, filósofo alemão, considerado em geral um dos pensador mais influentes dos tempos modernos. Nasceu em Königsberg, atual Kaliningrado em 22 de abril de 1724 esta situa-se onde foi a Prússia Oriental, um território no litoral sul do Báltico, parte da Rússia desde1946, de onde nunca saiu. Kant não casou nem teve filhos, falecendo em Königsberg em 12 de fevereiro de 1804 aos 80 anos.
De origem humilde, era filho de um de artesão que trabalhava couro e fabricava selas, sua mãe era de origem alemã. Ambos seus pais eram do ramo pietista da Igreja Luterana, uma subdenominação que requeria dos fieis vida simples e integral obediência à lei moral. Recebeu umaeducação religiosa muito severa, baseado nestes princípios. Em 1740 aos dezesseis anos entrou para a universidade de Königsberg onde estudou até aos 21 anos, e em 1746 após a morte do pai, foi obrigado a interromper os estudos universitários e começou a dar aulas particulares para manter a família. Mesmo assim, não se afastou dos estudos e em 1749 publicou sua primeira obra filosófica, “Pensamentossobre o verdadeiro valor das forças vivas”. Em 1754 conseguiu retornar à universidade e concluir seu doutorado, tornando-se professor universitário. Lecionou lógica, metafísica, filosofia moral, matemática física e geografia.
O ensino não ortodoxo de sua religião, que era baseado no racionalismo mais que na revelação, o colocaram em conflito com o governo da Prússia, e em 1792 ele foi proibidopelo rei Frederico Guilherme II de ensinar ou escrever sobre temas religiosos. Ele obedeceu essa ordem por cinco anos, até a morte do Rei e então sentiu-se liberado dessa proibição. Em 1798, o ano que se seguiu a sua aposentadoria da universidade, publicou um resumo de seus pontos de vista religiosos. Manteve através da sua vida um severo regime, era um sistema cumprido com tal regularidade que aspessoas diziam poder acertar os relógios de acordo com sua caminhada diária ao longo da rua, que depois recebeu o nome em sua homenagem, de "Caminhada do Filósofo".
( CONFERE: http://www.mundodosfilosofos.com.br/kant.htm)

1.2- Influências:

Kant sofreu duas influências contraditórias: a influência do pietismo, protestantismo luterano de tendência mística e pessimista (que põe em relevo opoder do pecado e a necessidade de regeneração), que foi a religião da mãe de Kant e de vários de seus mestres, e a ainfluência do racionalismo: o de Leibnitz, um filósofo, cientista, matemático, diplomata e bibliotécario alemão, cuja filosofia estava baseada no princípio supremo da não-contradição que Kant conhece através de Christian Wolff um sistematizador da filosofia racionalista que ensinarabrilhantemente. Acrescentemos a literatura de Hume que o "despertou de seu sono dogmático" e a literatura de Russeau, que o sensibilizou em relação do poder interior da consciênci a moral.
( CONFERE: http://www.mundodosfilosofos.com.br/kant.htm )

1.3- Obras

Sua obra pode ser dividida em dois períodos fundamentais: o pré-crítico e o crítico.
* O período pré-crítico corresponde à...
tracking img