Emiliano zapatta salazar e a revolução mexicana

828 palavras 4 páginas
Emiliano Zapata Salazar nasceu no pequeno estado mexicano de Morelos em 08 de agosto de 1879, no vilarejo de San Miguel Anenecuilco. Naquele tempo o México era dominado pela ditadura de Porfirio Díaz, que ascendeu ao poder em 1876. A família de Zapata, apesar de não ser rica, mantinha-se independente. Nunca foi realmente ameaçada de pobreza, evitando a peonagem e mantendo sua própria terra (ranchero). Díaz deu a amigos e associados os cargos mais importantes no país, e sob ordens destas pessoas, cada vez mais se concentrava a terra em propriedade de poucos. Em gerações anteriores os Zapata haviam até mesmo sido "porfiristas", ou seja, haviam dado suporte à Diaz. Aos 30 anos foi confiada a Zapata uma chefia do vilarejo, posto que lhe tornou porta-voz dos interesses de Anenecuilco.
Por muitos anos Zapata manteve-se firme em campanha pelos direitos dos habitantes do vilarejo, primeiro através da recuperação de antigos títulos de propriedade, e depois pela pressão por atitudes sobre o governo de Morelos. Finalmente, desanimado com a falta de ações do governo e com os privilégios dados aos ricos fazendeiros, Zapata começou a fazer uso da força armada, simplesmente se apossando das terras em disputa.

Nessa época Porfirio Díaz estava tendo que se preocupar com a candidatura de Francisco Madero, capitalista liberal com plenas condições de removê-lo do poder e provocar mudanças nos rumos do país. Zapata fez alianças secretas com Madero. Zapata rapidamente assumiu um papel importante, tornando-se o general de um exército (Exército Libertador do Sul). A introdução de Zapata ao anarquismo aconteceu por obra de um professor local, Otilio Montano, que expôs a Zapata os trabalhos de Peter Kropotkin e Flores Magón no mesmo período em que o futuro líder revolucionário estava observando e tomando parte nos conflitos dos pequenos agricultores pela terra.
Díaz foi derrubado por Madero em 1911, em grande parte devido as rebeliões promovidas pelos peões. Zapata

Relacionados