Emile durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1576 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE SOCIOLOGIA

EMILE DURKHEIM

INTRODUÇÃO
Emile Durkheim nasceu em 1858, na França, e foi um dos pensadores que mais contribuiu para a consolidação da Sociologia como ciência empírica e para sua instauração no meio acadêmico, tornando-se o primeiro professor universitário dessa disciplina. Ele fez seus estudos a partir da natureza das Relações do Trabalho e dos aspectos sociaisevidentes no final século XIX, e para melhor entender o pensamento de Durckheim é necessário uma analise sobre a época em que viveu e os fatos que deram base a seus pensamentos.
A FRANÇA DO SECULO XVIII E XIX
No século XVIII e XIX a França estava passando por vários processos revolucionários, que influenciaram diretamente a sociedade francesa e seus ideais. A Revolução Francesa (1789); o ProcessoRevolucionário Burgues (1789 -1799); o Império Napoleônico; a Revolução Liberal ou Revolução de 1830; a Primavera dos Povos (1848) e a Comuna de Paris (1871).
A França desta época estava tomada por ideais de construção de uma sociedade nova com forte influencia dos socialistas utópicos, dos ideais iluministas e da escola positivista, de Augusto Comte, que tem o positivismo como ideário cientifico,e é neste período que Durkheim vai buscar sua base teórica e sua formação intelectual, lembrando também que ele recebe influencias do período pós revolução (1890-1917) conhecida como a Bella Epoque, que é um período de relativa paz na Europa, de grande crescimento econômico, da grande transformação dos novos processos industrial, caracterizado pela Segunda Revolução Industrial, o estabelecimentode fato da classe burguesa no poder, e da classe proletária como força do sistema, desta nova sociedade moderna.

TEORIA DE DURKHEIM
Para Durkheim o individuo é fruto da sociedade. O individuo não é formado a partir de si próprio, da suas próprias idéias, das suas próprias concepções; na verdade as suas idéias as suas concepções, a sua forma de organização, a ação, os pensamentos, são definidospela sociedade através dos “fatos sociais”, ou seja, “fato social” é qualquer coisa que impõe uma idéia maior sobre o individuo, e isto é possível devido as forças coercitivas, que podem ser de duas formas, a primeira são as regras morais, que são as regras culturais, as regras não escritas, que não tem punição por parte do Estado, mas que são conseqüências dos costumes, da religião, dosprincípios, da moral da sociedade que é imposta ao individuo. A segunda forma de força coercitiva sobre os indivíduos são as regras jurídicas, são as regras legais, são as leis, estabelecidas pelo Estado, impostas pelo governo e passíveis de sanção em caso de violação.
O fato social usa como força coercitiva a regra moral e a regra juridica, e tem como principal instrumento de coerção a educação, pois oindividuo desde os primeiros anos de sua vida é orientado sobre o que pode, e o que não pode fazer, sobre o certo e o errado, formando o pensamento e o caráter do individuo por toda sua vida e consequentemente ele também será um reprodutor dessas idéias, destas regras morais.

SOLIDARIEDADE E ANOMIA.
Pensando no motivo que levava os homens a manterem-se em sociedade, ou seja, em agrupamentoshumanos sem se desfazerem facilmente e, ao contrario, desenvolverem mecanismos para lutar contra a anomia, as ameaças de desintegração, é que Durkheim elaborou o conceito de solidariedade social, onde defende que o elo de ligação entre os individuo numa sociedade, é o que estabelece as relações de convivência entre os indivíduos de forma direta e de forma indireta.

OS TIPOS DE SOLIDARIEDADE
Asolidariedade pode ser de dois tipos, mecânica e orgânica. A solidariedade mecânica é uma sociedade primitiva que existiu num passado primitivo e ainda existe em alguns locais isolados, e funciona da seguinte forma: a sociedade primitiva é caracterizada como comunidade, ou seja, o elo de ligação são muito próximos uns dos outros, e por estarem muitos próximos, compartilham dos mesmos pensamentos,...
tracking img