Embriologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (469 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Reprodução Assexuada:
1. Reprodução Assexuada que consiste na reprodução de um individuo sem a união de gametas e estando (geralmente) associada à divisão celular mitótica - mitose. Ocorrendo tantoem seres unicelulares como em seres multicelulares, existindo uma grande variedade de processos:

1.1. Bipartição ou cissiparidade - Dividindo-se em dois seres sensivelmente iguais, atingindo asdimensões do progenitor. Este processo ocorre tanto com seres unicelulares, e em seres multicelulares.

1.2. Gemulação ou gemiparidade - Forma-se, neste indivíduo, uma ou mais dilatações, os gomos ougemas, crescendo e destacando-se completando assim o seu desenvolvimento, sendo que cada gomo origina um novo indivíduo. Ocorrendo também em seres unicelulares, e em seres multicelulares. Podendo emcondições ambientais favoráveis os indivíduos permaneçam ligados ao progenitor, originando uma colônia de indivíduos cooperantes.


1.3. Esporulação - Neste processo verifica-se a formação de célulasreprodutoras especializadas, os esporos, que em condições favoráveis, originam cada um deles um novo individuo, como por exemplo, o bolor do pão. Nos seres terrestres, esses esporos são muito levespodendo assim ser transportados para longas distâncias propagando assim a sua espécie.


1.4. Partenogênese - É o processo que através do qual um óvulo se desenvolve originando um novo organismo,sem ter havido fecundação. Isto quer dizer que são fêmeas que procriam sem precisar da fecundação dos machos. Este processo ocorre naturalmente em plantas agamospérmicas, invertebrados, (ex: pulgas deágua, afídeos), e alguns vertebrados, (ex: lagartos, salamandras, peixes e até mesmo perus). Os organismos que estão associados a este processo, tendo, normalmente, origem a ambientes isolados comoilhas oceânicas. Sendo este método apenas uma possibilidade eventual, sendo a reprodução sexuada a mais comum.

1.5. Fragmentação - O organismo fragmenta-se espontaneamente ou por acidente e cada...
tracking img