Embalagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DISCIPLINA: TÓPICOS ESPECIAIS EM QUÍMICA APLICADA

NOTAS DE AULA : Embalagens

PROFESSORA: DORIS ZWICKER BUCCI, M. Eng.

1. Embalagem e rotulagem

Através das embalagens, milhões de pessoas em todo o mundo têm acesso a todos os tipos de produtos de consumo. Para o consumidor, a embalagem representa o símbolo do mundo moderno, do consumismo, da praticidade, da conveniência, do conforto,da facilidade de conservar alimentos e do desejo de posse. (BUCCI e FORCELLINI, 2007). “Para muitos produtos de consumo a embalagem é tão importante quanto o produto, sendo que um não existe sem o outro”(BUCCI e FORCELLINI, 2007, p.363). Conforme também coloca Monteiro(2008, p.38), “a embalagem de um produto é o próprio produto aos olhos do consumidor”. Produtos principalmente relacionados comcuidados pessoais e saúde devem ter embalagens compatíveis, ou seja, que cuidem da nossa saúde e da saúde do nosso planeta (MONTEIRO, 2008). Decisões sobre embalagens refletem cada fez mais a preocupação com seu impacto ambiental. Essa é uma preocupação que começa a se tornar uma constante na vida dos consumidores, compradores das empresas, fabricantes de embalagens, bem como principalmente osprofissionais de marketing.

Mas afinal o que é uma Embalagem?

Embalagem(packaging) é um sistema coordenado de preparação de bens para segurança, eficiência e manuseio efetivo, transporte, distribuição, estocagem, varejo, consumo e recuperação, reusam ou disposição combinado com o máximo valor ao consumidor, vendas e conseqüente lucro(SAGHIR, 2002). A definição acima coloca a embalagem numa visãoatual e sistêmica, não só estritamente técnica ou só de marketing e incluindo também a preocupação com o meio ambiente. Saiba, porém que a embalagem se torna cada vez mais um importante instrumento de Marketing e isso já é de seu conhecimento. Observe a imensidão de produtos presentes no supermercado. Esse é um bom exemplo que as embalagens realizam inúmeras tarefas: como o de vender, atrair a atenção e até descrever o produto para efetuar a venda.

O crescimento da importância das embalagens no Brasil a partir do novo milênio se deve também a vários fatores que contribuem para isso e que iremos apresentar a seguir: Auto-serviço: A embalagem acaba ocupando um papel de destaque cada vez maior devido desempenhar várias tarefas como atrair a atenção, descrever os aspectos do produto,criar confiança no consumidor e transmitir uma imagem geral favorável. Criando assim um poder de persuasão efetuando, portanto a venda do produto. A embalagem também pode ser chamada de “vendedora silenciosa”. As livrarias são bons exemplos onde as capas dos livros promovem as vendas. Poder aquisitivo do consumidor: Os clientes com melhor poder aquisitivo estão dispostos a pagar por embalagens maisconvenientes que transmitam confiança do produto. Imagem da marca e da empresa: Através da embalagem que é possível o reconhecimento instantâneo da marca e da imagem da empresa. Oportunidade de inovação: Embalagens inovadoras trazem grandes benefícios aos consumidores além de prestígio e lucro para empresa.

Em seguida vamos conhecer as funções importantes que a embalagem exerce de maneira que ogerente de produto possa fazer a decisão adequada de embalagem para o produto que será desenvolvido.

1..1 Funções e Forma

O desenvolvimento de uma embalagem eficaz tanto sob o ponto de vista da empresa como do consumidor requer decisões adequadas para atingir as principais funções da embalagem: (PRIEST e SÁNCHEZ, 2001). conter/proteger e facilitar o transporte- Refere-se à habilidade daembalagem em servir como receptáculo: conter unidades e proteger seu

conteúdo

dos

perigos

impostos

pela

manipulação,

movimento,

estocagem, transporte e condições atmosféricas. comunicação e rotulagem - É a função de levar a informação ou mensagens, através da forma, dimensão, cores, gráficos símbolos e impressões (MOURA E BANZATO,2003). utilidade ou conveniência- É a função...
tracking img