Embalagens longa vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO








Claudia Regina N. de Oliveira

Liliane Regina de Castro















MARKETING AMBIENTAL

Embalagens Tetra Pak
















Colombo


2012



Claudia Regina N. de Oliveira

Liliane Regina de Castro













QUALIDADE NA INDÚSTRIA

Embalagens Tetra PakTrabalho apresentado ao curso de administração, turma 30110 da Faculdade Educacional de Colombo FAEC - Inesul

Docente: Profº Paulo Ricardo











Colombo

2012

SOBRE A EMPRESA TETRA PAK

A história da Tetra Pak tem início quando seu fundador, o sueco Dr. Ruben Rausing, na época cursando a universidade de Harvard(EUA), descobriu as lojas de autosserviço. Ruben Rausing achou que a novidade americana iria, em breve, se espalhar pela Europa. As empresas, então, precisariam de embalagens práticas para acondicionar e preservar os alimentos, muitos até então vendidos à granel. Nascia a primeira embalagem da Tetra Pak.

Em 1951, já de volta à Suécia, Dr. Ruben Rausing idealizou a embalagem, em formato detetraedro (quatro faces, triangular, com base horizontal). Um ano depois, em 1952, a empresa já comercializava sua primeira máquina de embalagens cartonadas. O creme de leite foi o primeiro produto a ser embalado pela Tetra Pak. Três anos depois as embalagens da Tetra Pak começaram a acondicionar leite pasteurizado. A embalagem tipo longa vida, no entanto, seria criada apenas em 1961. Foi neste ano queDr. Ruben Rausing uniu os conceitos de ultrapasteurização e embalagem asséptica, criando a embalagem que protegeria o leite, sem necessidade de conservantes e refrigeração.

A empresa expandiu suas atividades na década de 90, adquirindo a Alfa Laval, um dos maiores fornecedores mundiais de equipamentos e plantas para a indústria alimentícia. A Tetra Pak passou a oferecer a seus clientes sistemascompletos integrando as linhas de processamento, envase e distribuição de produtos.

Hoje, a Tetra Pak está presente em mais de 165 países - é uma organização global que produz sistemas integrados para processamento, envase, distribuição e embalagens cartonadas para alimentos como leite e derivados, sucos, chás, derivados de tomate, cremes, molhos e outros.



Produtos oferecidosEmbalagens Cartonadas
[pic]
Uma embalagem cartonada da Tetra Pak é feita de três materiais básicos que juntos resultam em uma embalagem muito eficiente, segura e leve.

Cada material tem uma função específica:

1. Papel: garante a estrutura da embalagem;
2. Polietileno (Plástico): Protege contra umidade externa, oferece aderência entre as camadas e impedem o contato do alimento com oalumínio;
3. Alumínio: Evita a entrada de ar, luz, perda de aroma e contaminação.


O peso de uma embalagem cheia corresponde a 97% de produto e apenas 3% da embalagem, o que mostra a utilização mínima de material e eficiência na distribuição, diminuindo o impacto ambiental.

Através da combinação destes três materiais, a Tetra Pak produz um material de embalagem com excelentes propriedades edesempenho que proporcionam ás embalagens: Maiores níveis de segurança, higiene e retenção de nutrientes »Proteção do sabor e frescor dos alimentos
» Pode ser armazenada por meses sem refrigeração ou conservantes.
» Leveza: uma das embalagens mais leves existentes no mercado

A Tetra Pak trabalha não só com a fabricação de embalagens, possuí amplo portfólio, como sistemas e desenvolvimentode projetos para processamento de alimentos, produtos que vão desde válvulas a linhas completas de processamento , tais como:
- Máquinas para Envase
• Distribuição de Ambiente
• Distribuição Refrigerada
- Equipamentos de Distribuição
• Acumuladores 
• Aplicadores de canudos e aberturas
• Empacotadoras
• Filmes
• Sistemas de paletização
- Serviços Técnicos...
tracking img