Ciencias contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 47 (11505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTABILIDADE DE CUSTOS


UNIDADE I – INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE DE CUSTOS



INTRODUÇÃO


A primeira preocupação dos Contadores, Auditores e Fiscais quanto do desenvolvimento da Contabilidade de Custos foi a de fazer deste ramo da Contabilidade uma forma de resolver seus problemas de mensuração monetária dos estoques e do resultado e não de fazer dela um instrumento deadministração. Por essa não-utilização de todo o seu potencial no campo gerencial, deixou a Contabilidade de Custos de ter uma evolução mais acentuada por um longo tempo.
Devido ao crescimento das empresas, com o conseqüente aumento da distancia entre administrador e ativos e pessoas administradas, passou a Contabilidade de Custos a ser encarada como uma eficiente forma de auxílio no desempenho dessa novamissão. A GERENCIAL.
É importante ser lembrado que essa nova visão por parte dos usuários de Custos não data de mais que algumas décadas, e, por essa razão, ainda há muito a ser desenvolvido. É importante também ser constatado que as regras e os princípios geralmente aceitos na Contabilidade de Custos foram criados e mantidos com a finalidade básica de avaliação de estoques e não parafornecimento de dados da administração. Por essa razão, são necessárias certas adaptações quando se deseja desenvolver bem esse outro potencial; potencial esse que, na grande maioria das empresas, é mais importante do que aquele motivo que fez aparecer a própria Contabilidade de Custos.
Nesse seu novo campo, a Contabilidade de Custos tem duas funções relevantes: no auxílio ao CONTROLE e na ajuda a TOMADADE DECISÕES. No que diz respeito ao CONTROLE, sua mais importante missão é fornecer dados para o estabelecimento de padrões, orçamentos e outros formas de previsões e, num estágio imediatamente seguinte, acompanhar efetivamente o acontecido para a comparação com os valores anteriormente definido.
No que tange a DECISÃO, seu papel reveste-sede suma importância, pois consiste na alimentação deinformações sobre valores relevantes que dizem respeito ás conseqüências curto e longo prazo sobre medidas de corte de produtos, fixação de preços de vendas, opção de compra ou fabricação, etc.
Resumindo, a Contabilidade de Custos acabou por passar, nessas últimas décadas, de mera auxiliar na avaliação de estoques e lucros globais para importante arma de controle e decisão gerencial. Com isso,ocorreu seu maior aproveitamento em outros campos que não o industrial. No caso de instituições tipicamente daquela natureza, tais como instituições financeiras, empresas comerciais, firmas de prestação de serviços, etc., onde o uso para efeitos de Balanço era quase irrelevante (pela ausência de estoques), passou-se a explorar seu potencial para o controle e até para as tomadas de decisões.
Mesmosnas empresas prestadoras de serviços que eventualmente faziam uso de custos para a avaliação dos “Estoques de Serviços em Andamento”, ou seja, para a avaliação de custos incorridos em projetos ainda não acabados, seu campo alargou-se de maneira formidável.


EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CONTABILIDADE DE CUSTOS


Antes da Revolução Industrial, só existia a Contabilidade Financeira, que estavaestruturada para atender às empresas comerciais.
Nessas empresas, a apuração do resultado de cada período e o levantamento do balanço em seu final era realizado pelo levantamento físico dos seus estoques, já que sua medida em valor monetário era muito simples. Verificava-se quanto havia sido pago pelo item estocado e era atribuído o valor das mercadorias.
Ao se confrontar esse valor com as receitasobtidas pela venda dos bens, chegava-se ao lucro bruto, deduzindo-se as despesas necessárias à manutenção da entidade, obtinha-se o lucro líquido.
As empresas propriamente ditas viviam basicamente do comércio, e não da fabricação. Dessa forma, era bastante fácil o conhecimento e a verificação do valor de compra dos bens existentes, bastando a simples consulta aos documentos de sua aquisição....
tracking img