Embalagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TECNOLOGIA DA EMBALAGEM

INTRODUÇÃO

• As primeiras embalagens eram consideradas recipientes tais como conchas, cascas de coco, etc.
Com o passar do tempo passaram a ser recipientes como tigelas de madeira, cestos de fibras naturais, bolsas de peles de animais, etc.

• A primeira matéria-prima usada para a produção de embalagens foi o vidro.

• Na Época Moderna o materialusado para o processamento de embalagens foi o metal (cobre, ferro e estanho) e a cerâmica de barro.

• Durante a Segunda Guerra Mundial as embalagens especialmente as embalagens alimentares eram de estanho e aço.

• Após a Segunda Guerra Mundial há um grande investimento a nível de embalagens, caracterizada por inovação permanente e por utilização dos mais diversos materiais para a suaprodução associada a uma preocupação com a qualidade dos produtos, que se reflectiu e provocou o desenvolvimento de uma tecnologia inerente à indústria de produção de embalagens.

DEFINIÇÕES BÁSICAS DA EMBALAGEM E FUNÇÕES

• Embalagem é uma solução física e tecnológica que tem como objectivos conservar o produto, proteger o produto, comunicar, aumentar o ciclo de vida do produto e vender oproduto.
A embalagem é parte integrante do produto e serve para o definir e colocar no mercado, isto é, a embalagem é o primeiro impacto sobre o mercado.

• As funções da embalagem:
- Embalagem primária – tem como função preservar o produto contra agressões de poeiras, contaminações, etc.
Usa-se por exemplo, na protecção de produtos esterilizados, medicamentos, etc.
-Embalagem secundária – tem como função proteger o produto, fácil de armazenar e proteger o bem durante o transporte.
- Embalagem terciária ou de transporte – tem como função criar condições para a preservação e integridade do produto durante o seu transporte. Por vezes serve para transportar um conjunto grande de um mesmo produto, por exemplo em contentores, em paletes, etc. Este tipo de embalagensnormalmente não é visível para o grande público.
Também se pode entender como embalagem Terciária, os embrulhos para ofertas que podem exclusivamente ter a marca do local onde se executou a compra.

• A embalagem deve responder a três grandes funções:
- Função logística – deve permitir o transporte em boas condições, desde o ponto onde se produz até ao ponto onde o consumidor vaiutilizar o produto, de modo a preservar a qualidade deste. Não pode esquecer a forma, as dimensões, a facilidade de manuseamento a que a embalagem deve responder.
- Função de comunicação – permite a comunicação com os clientes, dando indicações sobre o produto, modo de utilização, etc.
- Função de diferenciação – pode representar um factor de diferença em relação à concorrência,constituindo uma vantagem para a empresa que apostou na inovação. A embalagem, especialmente em produtos muito similares entre si, pode ser o único factor de diferença para o cliente, pela cor, a forma, o grafismo.

• Com a globalização e sofisticação dos mercados, a embalagem passou a ser fundamental, tornando-se cada vez mais um elemento sedutor para induzir o consumidor a sentir a necessidade decomprar o produto. A embalagem deixou de ser um mero meio de transporte do produto e conservação, passando a ser entendida como um instrumento de venda.

• Os elementos informativos numa embalagem podem sintetizar da seguinte forma:
- Informação de reconhecimento – tais como a marca, a denominação de venda, a denominação de origem, etc.
- Informação objectiva de composição epropriedades – lista de ingredientes, teores de composição nutricionais, indicações e contra-indicações, modo de uso, avisos, características do produto, etc.
- Simbologias – isto é, os pictogramas ambientais (símbolo verde, símbolo da reciclagem, etc), certificação, pictogramas sobre como pode ser lavado, etc.
- Design – o formato, a cor, a transparência, a facilidade de exposição etc....
tracking img