em busca felicidae

974 palavras 4 páginas
Revendo o capitulo:
1 Explique quais os argumentos das duas posições antagônicas assumidos com relação ao trabalho: como condições de humanização. Em segundo posicione-se sobre a questão.
R: uma considera o trabalho como uma tortura, que o homem está condenado a vida toda á infelicidade. E quando a outra fala sobre que o trabalho ser faz necessário para vida humana para construir sua própria subjetividade. Verdade q na sociedade capitalista ela força nós trabalhamos pana sobreviver numa sociedade que torna o homem ser trabalhador para ter uma sobrevivência, tornando o ser humano escravos e depende do trabalho.

2 Distinga a concepção de trabalho na antiguidade e na idade média.
R: na antiguidade; o trabalho era encarado com uma perda de liberdade, os trabalhadores encavam como carrega uma fardo, onde essa fardo era encarado falta de liberdade.
Na idade média: já na idade média o trabalho foi encarado com outros olhos onde foi levado em consideração o não produtivo e o produtivo, valorizando o intelectual e a razão humana.

3 Explique o que Marx entende por fetichismo da mercadoria e reificação do trabalhador.
R: Marx fala sobre fetichismo é quando uma mercadoria toma valor que não é “real” passando determina a relação humana. A reificação é quando o próprio ser humana ser torna a mercadoria que podemos dizer também que é à desumanização do homem.
4 Releia a citação de Foucault no tópico 7 “de olho no cronômetro” e explique a relação que filosófico estabelecer entre disciplina, utilidade e obediência.
R:
Aplicando os conceitos;
5 Interprete a frase de Aristóteles baseando-se na concepção do trabalho na Grécia antiga.”(...) se as lançadeiras tecessem as palhetas tocassem citaras por sim mesmo, os construtores não teriam necessitaram de auxiliar e os senhores não necessitaram de escravos”. (politica. LivroI, capitulo II 1254a, 3. Ed. Brasília unb p. 18)
R: ser todos que trabalham fazer sua própria parte não necessitará de auxiliares e nem de

Relacionados

  • Resuminho basico filosofia
    787 palavras | 4 páginas
  • pesquisa do filme o gato de botas
    1227 palavras | 5 páginas
  • Estudo Epistemo
    966 palavras | 4 páginas