COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

3178 palavras 13 páginas
RESUMO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
A teoria comportamental iniciou-se na era das relações humanas nos anos entre 1940 e 1950, com os estudos de Hawthorne por Elton Mayo. Os aspectos emocionais passaram a ter ênfase pelas maiores figuras das relações humanas. A teoria comportamental caminha em oposição à teoria clássica que enfatizava as tarefas e a estrutura da organização e não tinha o mínimo de preocupação com as pessoas, ao contrário das relações humanas que enfatiza o comportamento, as reações e atitudes humanas. Para compreender o comportamento organizacional é preciso compreender as necessidades das pessoas para entender o comportamento humano e usar a motivação humana para abranger e melhorar os aspectos organizacionais.
O Comportamento Organizacional estuda o comportamento humano, a interação entre as pessoas e a organização. Suas principais metas são: Explicar o porquê de tais comportamentos; Prever, ou seja, se antecipar ou se prevenir diante das situações que podem ser causadas por estes comportamentos e Controlar, depois de identificar tais comportamentos, conseguir controlá-los é o ideal para não ocasionar problemas futuros.
Sua definição acopla três considerações onde,
O C.O. enfoca comportamentos observáveis (conversas com colegas, preparo de um relatório)
O C.O. estuda o comportamento das pessoas tanto como indivíduos como membros de grupos.
E ele analisa os grupos e organizações, pois nem um grupo ou organização se comporta do mesmo jeito de um indivíduo, certas situações são explicadas somente como resultado de comportamentos individuais.
O Comportamento Organizacional estuda três níveis: indivíduo, grupo e estrutura.
O nível individual ou micro organizacional– envolve o comportamento do indivíduo desde sua personalidade a conceitos básicos motivacionais
O nível grupal ou mezo-organizacional – envolve o comportamento do indivíduo como grupo e não isoladamente.
Já o nível estrutural ou Macro organizacional – envolve o comportamento do

Relacionados

  • Como a xerox uyilizou o benchmarking
    5089 palavras | 21 páginas