Elison

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (901 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TÍTULO: O QUE É LEITURA
AUTOR (A): MARIA HELENA MARTINS
EDITORA: BRASILIENSE
NÚMERO DE PÁGINAS: 93
RESENHISTA: NATHAN LIMA VIRGÍLIO


Teoricamente poderíamos definir a leituracomo, o ato de pronunciar palavras de um escrito impresso, de decodificar signos lingüísticos. Entretanto, apesar de correta, tal definição não é suficiente para englobar o processo de leitura como umtodo. Ao pensar a leitura de maneira mais profunda, notamos que ao ler, além de decifrar palavras, damos sentidos a ela, a compreendemos de maneira singular. A leitura também geralmente é associada àescrita, ao perguntarmos a alguém, o que leu nos últimos dias, ou nas ultimas horas, provavelmente responderia afirmando ter lido algumas páginas de um livro, jornal ou revista, estaria enganado (a).Certamente leu muito mais, isso por que, leitura não se resume a ler palavras, vivemos imersos num mundo capaz de possibilitar inúmeras situações de leituras, que vão além do texto escrito. Lemos edamos sentido, formas e compreendemos das mais variadas maneiras, por exemplo, uma fotografia, uma pintura, uma música, ou mesmo a realidade em que estamos inseridos.

Nessa perspectiva, porampliar e iluminar nossa compreensão acerca da leitura, o livro, O que é Leitura, escrito por Maria Helena Martins, doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada, e ex-professora da USP, é indicadoaos profissionais que fazem uso da leitura como ferramenta de trabalho e àqueles que buscam um maior aproveitamento e satisfação no ato de ler.

As idéias, conceitos e reflexões a respeito dateoria e prática da leitura estão distribuídos em cinco capítulos que ao todo somam 87 páginas. O livro apresenta ainda, um capítulo reservado a indicações para leitura, contendo um rico banco delivros de autores variados, que podem auxiliar no entendimento dos conceitos sobre leitura apresentados por Maria Helena Martins.

Logo no primeiro capítulo, nomeado, “Falando de Leitura”, a...
tracking img