Elipse scada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Modelo de Comunicação - Elipse Scada
Informações preliminares A Elipse Software dispõe de cerca de 250 tipos diferentes de drivers, cobrindo uma grande parte dos protocolos utilizados em indústrias e no setor de energia. Entre esses drivers destacamse aqueles que são praticamente exclusivos: os drivers para equipamentos nacionais (como CLPs Altus e Atos). Para conseguir um driver Elipse énecessário ter um cadastro no site (moderado pelo suporte técnico deles) ou solicitar via e-mail para alguém do suporte técnico. Dentre os drivers disponíveis, a Elipse os divide em três categorias (os nomes sou eu quem dei, mas a lógica é a deles): - Comuns: normalmente dependentes de porta serial RS232 ou Ethernet; - "Premium" ou "Especiais": servem para se comunicar com PLCs de marcas mais famosas(Siemens, Allen-Bradley, GE, por exemplo) ou dependem de interfaces específicas - como KTX da Allen-Bradley ou CP-5412A2, da Siemens; - Drivers Elétricos: drivers mais elaborados e com recursos utilizados no setor elétrico de potência. Além disso, existem alguns modelos diferentes de configuração de drivers, que serão mostrados a seguir. Mas para começar, podemos citar os drivers em grupos: - Driversmais antigos: seguem a configuração padrão criada no Elipse Scada, onde toda a ajuda necessária depende de arquivos de ajuda que acompanham o driver; - Drivers intermediários: um pouco mais elaborados, mas que dependem fortemente do documento de ajuda (principalmente para configurar os tags); - Drivers baseados no IOkit: drivers com melhores recursos (e padrão entre eles), onde é possívelconfigurar a maior parte do processo de maneira padronizada. A proporção deles no total de drivers tem aumentado, mas nem todos foram portados para o novo modelo (ou mantiveram a padronização de tags ao serem portados).

Configuração de Drivers A configuração de drivers no Elipse Scada começa ao se abrir o Organizer e acessar o item "Drivers". Ao clicar nessa opção, surgem as opções padrão mostradas naFigura 1: Novo (para criar novo driver no aplicativo), Deletar para eliminar o driver (mas não os seus tags), Configurar (para abrir a aba de configuração do driver) ou Ajuda (que funciona apenas para drivers antigos que têm os arquivos de ajuda internamente a eles).

Figura 1: Criação de Drivers no Scada

Ao selecionar um novo driver, é solicitado que se selecione o arquivo .dll do driver,que não tem limitação de localização por parte do Scada, podendo ser colocado onde o programador melhor entender. Uma vez instalado o driver (e dependendo do modelo e da idade do driver), o procedimento de configuração pode tomar um dos caminhos abaixo.

Drivers mais antigos

Figura 2: Configuração via P1 a P4

Os drivers clássicos da Elipse têm sua configuração dividida em parâmetros P1 aP4, cujo significado varia de driver a driver. O importante é que eles sempre se referem ao modo como o driver vai se comunicar e não a endereços (que serão mostrados adiante), ou seja, fala sobre o meio físico, velocidade de comunicação e etc. Um modelo de configuração de driver é mostrado abaixo: P1 - Porta COM (0=COM1, 1= COM2, etc); P2 -BaudRate (10 = 9600, 20 = 19200, etc.) + Paridade (0 =None, 1 = Even, 2 = Odd) P3 - não usado P4 - timeout Fácil, simples e tranquilo de se enrolar, não?

Drivers intermediários São drivers nem tão recentes que trazem algumas facilidades adicionais na hora de se configurar o driver, como a Figura 3 mostra.

Figura 3: Configuração de Drivers intermediários

Nesse padrão, ao clicar sobre o botão Extras é aberta uma janela com um conjunto de opçõespré-definidas, eliminando a necessidade (pelo menos parcialmente) de se decodificar uma informação em P1 a P4.

Drivers com o IOKit Esses drivers são os mais recentes da Elipse e trazem recursos de flexibilidade muito bacanas na hora de se configurar o driver. Com ele, pode-se por exemplo, migrar de uma rede serial para Ethernet apenas configurando parâmetros do próprio driver, sem ter que...
tracking img