eletrotecnica

Páginas: 13 (3149 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2013
Sidney Pereira da Silva

Ipatinga/MG Junho de 2010

Sidney Pereira da Silva

Relatório apresentado ao Curso Técnico em 25/06/2010 como avaliação da disciplina de Redação Técnica. Professor orientador: Anilton Reis.

Ipatinga/MG Junho de 2010


1 – Introdução 3
1.1– Objetivos 3
2 – Desenvolvimento 4
2.1– O que é um transistor 4
2.2– A historia do transistor eletrônico 5
2.3–Aspectos construtivos dos transistores 7
2.3.1– Transistor junção por liga 7
2.3.2– Transistor junção por mesa 8
2.3.3– Transistor difundido 10
2.3.4– Transistor planar 10
2.4– A importância do transistor 17
3 – Conclusão 18
1 – INTRODUÇÃO

Em 1965 um dos fundadores da Intel, Gordon Moore, publicou um artigo sobre o aumento da capacidade de processamento todos os computadores. Seu conteúdoficou conhecido como a Lei de Moore. Desde que essa lei veio a público, todos os fabricantes de microprocessadores se sentiram na obrigação de dobrar a capacidade de processamento dos seus processadores a cada 18 meses, dando início à corrida pelo desempenho. A criação do transistor um componente eletrônico anunciou que uma nova era eletrônica estava surgindo na fabricação dos processadores. Comparadoàs válvulas termoiônicas, tecnologia dominante até o momento, o transistor provou ser significativamente mais confiável, necessitando de menos energia e, o mais importantemente, podendo ser miniaturizado a níveis quase microscópicos alem de sua possibilidade de ser produzido em enormes quantidades usando técnicas simples, resultando preços acessiveis.

1.1 – Objetivos

históricos dostransistores
- Mostrar a utilização, principio de funcionamentos, e mostrar alguns fatos - Analisar os aspectos construtivos dos transistores.

- Avaliar suas vantagens na era atual da eletrônica.

2- DESENVOLVIMENTO 2.1- O que é um transistor?

O transistor é um componente eletrônico que começou a popularizar-se na década de 1950, tendo sido o principal responsável pela revolução da eletrônica nadécada de 1960. São utilizados principalmente como amplificadores e interruptores de sinais elétricos. O termo vem de transfer resistor (resistor/resistência de transferência), como era conhecido pelos seus inventores.

O processo de transferência de resistência, no caso de um circuito analógico, significa que a impedância característica do componente varia para cima ou para baixo dapolarização pré-estabelecida. Graças a esta função, a corrente elétrica que passa entre coletor e emissor do transistor varia dentro de determinados parâmetros pré-estabelecidos pelo projetista do circuito eletrônico. Esta variação é feita através da variação de corrente num dos terminais chamados base, o que, consequentemente, ocasiona o processo de amplificação de sinal.

Entende-se por "amplificar" oprocedimento de tornar um sinal elétrico mais fraco num mais forte. Um sinal elétrico de baixa intensidade, como os sinais gerados por um microfone, é injetado num circuito eletrônico (transistorizado por exemplo), cuja função principal é transformar este sinal fraco gerado pelo microfone em sinais elétricos com as mesmas características, mas com potência suficiente para excitar os alto-falantes. Aeste processo todo dá-se o nome de ganho de sinal.


Figura 2: Transitor

2.2- A historia do transistor eletrônico.

O transistor foi inventado nos Laboratórios da Bell Telephone por Bardeen e Brattain em 1947 e, inicialmente, demonstrado em 23 de Dezembro de 1948, por John Bardeen, Walter Houser Brattain e William Bradford Shockley, que foram laureados com o Nobel de Física em 1956.Ironicamente, eles pretendiam fabricar um transistor de efeito de campo (FET) idealizado por Julius Edgar Lilienfeld antes de 1925, mas acabaram por descobrir uma amplificação da corrente no ponto de contato do transistor. Isto evoluiu posteriormente para converter-se no transistor de junção bipolar (BJT). O objetivo do projeto era criar um dispositivo compacto e barato para substituir as válvulas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eletrotecnica
  • eletrotecnica
  • eletrotecnica
  • Eletrotecnica
  • Eletrotecnica
  • Eletrotécnica
  • Eletrotecnica
  • eletrotecnica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!