Eletrotecnica

Páginas: 29 (7001 palavras) Publicado: 24 de junho de 2013
Colégio de Itajubá
Curso Técnico em Eletrotécnica










Projeto Integrador












Itajubá - MG
2013
Colégio de Itajubá
Curso Técnico em Eletrotécnica







Bancada Didática
Quadro de Distribuição Geral (QDG)
Padrão de Entrada de Energia



Equipe:
Claudio Julio Sales Reis
Jonas José da Silva
José Célio Dalmo
Marco Antonio Furtado PenhaTiago William da Silva




Itajubá - MG
2013
Agradecimento


























Índice


























Introdução
1. Justificativa:

O assunto abordado por nossa equipe é o desenvolvimento de uma bancada didática para aprimorar nossos conhecimentos e facilitar na integração do aluno com o conteúdo dado em sala de aula.Em nossa bancada didática demonstraremos um Quadro de Distribuição Geral (QDG) e também um Padrão de Entrada de Energia.
Nela demonstraremos equipamentos utilizados para a montagem, instalação, componentes a serem utilizados e algumas características dos componentes.

2. Objetivos:

Nosso objetivo é disponibilizar aos alunos do Curso Técnico em Eletrotécnica uma bancada onde as aulas teóricassejam esclarecidas na prática, sanando duvidas e aprimorando conhecimento. Assim dando ao aluno uma visão ampla do mercado de trabalho onde vai ingressar.

3. Metodologias:

A metodologia utilizada foi o conhecimento na pratica de componentes da equipe e notável duvida dentre os alunos do curso. Pesquisa em internet e pesquisa em lojas especializadas.Desenvolvimento:
1. Bancada Didática:
Criada com o objetivo de auxiliar no processo de treinamento e desenvolvimento de pessoas ligadas a centros de formação profissional, escolas técnicas, faculdades e centros de treinamento industrial das diversas áreas do setor de energia elétrica. É constituída por uma bancada principal e diversos módulos que permitem a realização de experimentos práticos deeletrotécnica.
2. Quadro de Distribuição Geral (QDG):
Um quadro de distribuição é um equipamento elétrico destinado a receber energia elétrica de uma ou mais fontes de alimentação e distribuí-las a um ou mais circuitos. Abriga os dispositivos de segurança elétrica (disjuntores, DDR, IDR e DPS), receber os fios que vêm do medidor e distribuir os circuitos elétricos que vão alimentar a edificação.Modelo de embutir e sobrepor para uso em instalações elétricas de baixa tensão residenciais, comerciais e industriais; instalação em alvenaria e Dry Wall.

2.1. Quadro de Distribuição Geral (QDG) em PVC:

Fabricados de PVC antichama com modelo de embutir ou de sobrepor grau de proteção IP 40 conforme NBR 6146 aceitam disjuntores padrão NEMA ou DIN.

2.2. Quadro de Distribuição Geral (QDG)em metal:

Feito de

2.3. Disjuntores

A norma de proteção estabelece que os disjuntores de curva B devem atuar para correntes de curto-circuito entre três e cinco vezes a corrente nominal. Enquanto isso, os de curva C atuam entre cinco e dez vezes a corrente nominal e, por fim, os disjuntores de curva D devem responder para correntes entre dez e vinte vezes a corrente nominal.
Osdisjuntores de curva B são indicados para cargas resistivas com pequena corrente de partida, como é o caso de aquecedores elétricos, fornos elétricos e lâmpadas incandescentes. Já os de curva C são indicados para cargas de média corrente de partida, como motores elétricos, lâmpadas fluorescentes e máquinas de lavar roupas. Por fim, os disjuntores de curva D são indicados para cargas com grande corrente departida, a exemplo de transformadores BT/BT (baixa tensão).
Os disjuntores podem ser de três tipos:
- Unipolar: correntes de: 2, 4, 6, 10, 20, e 25 ampéres;
- Bipolar: tensão de 240 v e correntes de 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 50,60 e 70 ampéres; tensão 110/220 v encontrados em correntes de 6,10,15,20,25,30,40,50,60 e 70 ampères;
- Tripolar: tensões de 240 v a 480 v e correntes de 15,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • eletrotecnica
  • eletrotecnica
  • Eletrotecnica
  • eletrotecnica
  • Eletrotecnica
  • Eletrotécnica
  • Eletrotecnica
  • eletrotecnica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!