Eletrotecnica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1192 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
H1 – DIMENSIONAR FUSÍVEIS PARA APLICAÇÃO DE PROTEÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS Aula 2
Prof. Dr. Emerson S. Serafim 1

CONTEÚDO
2 FUSÍVEIS; 2.1 Tipo D; 2.2 Tipo NH; 2.3 Ultra-rápidos; 2.5 Dimensionamento dos fusíveis; 2.6 Exemplo de cálculo 2.7 Exercícios REFERÊNCIAS

Prof. Dr. Emerson S. Serafim

2

2. FUSÍVEIS
PRINCIPAL FUNÇÃO: PROTEÇÃO CONTRA CURTO-CIRCUITO. OPERAÇÃO: Baseado em umelemento fusível devidamente projetado que abre o circuito, interrompendo-o na ocorrência de uma falha. POSSÍVEIS CAUSAS DO C-C: - Falta de aperto de componentes; - Ruptura ou falha de isolação de condutores ou cabos; - Penetração de água ou outros líquidos condutores, etc. SIMBOLOGIA: ABNT/DIN/IEC: ANSI:
Prof. Dr. Emerson S. Serafim 3

2.1 Tipo D
Diazed é o modelo de fusível utilizado eminstalações industriais nos circuitos com motores. É do tipo retardado e fabricado para correntes de 2 a 63 A (Vmax = 500V e Icc = 50 kA). O conjunto de proteção Diazed é formado por: tampa, anel de proteção, fusível, parafuso de ajuste e base unipolar ou tripolar (com fixação rápida ou por parafusos).

Tampa

Anel

Fusível

Parafuso

Base

Chave rapa

IMPORTANTE: 1) A fixação do parafuso deajuste é feita com uma chave especial chamada de chave para parafuso de ajuste (chave rapa). 2) Na base, a conexão do fio fase deve ser no parafuso central, evitando que a parte roscada fique energizada quando sem fusível.
Prof. Dr. Emerson S. Serafim 4

O fusível possui na extremidade um indicador que tem a cor correspondente à sua corrente nominal, que é a mesma cor do parafuso nominal deajuste.

FONTE: catálogo WEG
Prof. Dr. Emerson S. Serafim 5

Prof. Dr. Emerson S. Serafim

6

Prof. Dr. Emerson S. Serafim

7

2.2 Tipo NH
O fusível NH (N-baixa tensão; H-alta capacidade) é usado nos mesmos casos do Diazed, porém é fabricado para correntes de 4 a 630 A (Vmax = 500V e Icc = 120 kA). O conjunto é formado por fusível e base. A colocação e/ou retirada do fusível éfeita com o punho saca-fusível. Existe nele um sinalizador de estado (bom/queimado), porém não em cores diferentes, como no Diazed.
Código do Fusível NH00 NH 1 NH 2 NH 3 Capacidade Interrupção 4 a 160 A 50 a 250 A 125 a 400 A 315 a 630 A

Base NH Punho saca fusível

Fusível

IMPORTANTE: 1) No fusivel aparecem as letras gL - Prof.que Emerson S. Serafim ão total de cabos e gG Dr. significam:proteç linhas. linhas

8

Prof. Dr. Emerson S. Serafim

9

Prof. Dr. Emerson S. Serafim

10

Prof. Dr. Emerson S. Serafim

11

Prof. Dr. Emerson S. Serafim

12

2.3 Ultra-rápidos
São indicados para a proteção de diodos e tiristores, ou seja, para retificadores e conversores de freqüência. A atuação dos fusíveis pode-se dar por três fatores: •Curto-circuito interno: provocadopor um componente defeituoso (dentro do conversor). •Curto-circuito externo: uma falha no consumidor. •Defeito durante a frenagem (frenagem regenerativa): falha no sistema de controle (comutação) a ponte retificadora funciona como um curto.

IMPORTANTE: 1) A instalação deve ser feita entre o ramal de alimentação e os dispositivos a serem protegidos.
Prof. Dr. Emerson S. Serafim 13

2.4Dimensionamento dos fusíveis
No dimensionamento dos fusíveis retardados, deve-se levar em consideração os seguintes aspectos: 1. Tempo de fusão virtual (tempo e corrente de partida): Os fusíveis devem suportar, sem fundir, o pico de corrente de partida (Ip) durante o tempo de partida do motor (Tp). Com os valores de Ip e Tp entramos na curva para dimensionar o fusível. 2. Ifusivel>=1,2*Inominal:deve-se dimensionar para uma corrente no mínimo 20% superior a corrente nominal (In) do motor.

Prof. Dr. Emerson S. Serafim

14

CURVA TEMPO x CORRENTE PARA O DIODO “D”
(Tempo de fusão virtual x Corrente de Partida)

FONTE: Catálogo WEG de fusíveis

Prof. Dr. Emerson S. Serafim

15

CURVA TEMPO x CORRENTE PARA O DIODO “NH”
(Tempo de fusão virtual x Corrente de Partida)

FONTE:...
tracking img