Eletrotecnica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (336 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Triac
Um TRIAC, ou Triode for Alternating Current é um componente eletrônico equivalente a dois retificadores controlados de silício (SCR/tiristores) ligados em antiparalelo e com o terminal dedisparo gate ligados juntos. Este tipo de ligação resulta em uma chave electrónica bidirecional que pode conduzir a corrente elétrica nos dois sentidos. O TRIAC faz parte da família de tiristores.
UmTRIAC pode ser disparado tanto por uma corrente positiva quanto negativa aplicada no terminal de disparo (gate). Uma vez disparado, o dispositivo continua a conduzir até que a corrente elétrica caiaabaixo do valor de corte, como o valor da tensão final da metade do ciclo de uma corrente alternada. Isto torna o TRIAC um conveniente dispositivo de controle para circuitos de corrente alternada ou C.A,que permite acionar grandes potências com circuitos acionados por correntes da ordem de miliampere.
Também podemos controlar o início da condução do dispositivo, aplicando um pulso em um pontopré-determinado do ciclo de corrente alternada, o que permite controlar a percentagem do ciclo que estará alimentando a carga (também chamado de controle de fase).
O TRIAC de baixa potência é utilizado emvárias aplicações como controles de potência para lâmpadas dimmers, controles de velocidade para ventiladores entre outros. Contudo, quando usado com cargas indutivas, como motores elétricos, énecessário que se assegure que o TRIAC seja desligado corretamente, no final de cada semi-ciclo de alimentação elétrica. Para circuitos de maior potência, podemos utilizar dois SCRs ligados em antiparalelo, oque garante que cada SCR estará controlando um semi-ciclo independente, não importando a natureza da carga geral.


 

Circuito

LISTA DE MATERIAL
Semicondutores:
Triac - Sufixo B para arede de 110 V e sufixo D para a rede de 220 V de 200W.
Diac - qualquer tipo de diac
Resistores:
R1 - 10 k ohms x 1 W
P1 - 100 k ohms - potenciômetro
Capacitores:
C1 - 220 nF - poliéster...
tracking img