Eletromagnetismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Eletromagnetismo
Eletromagnetismo é o campo da física que estuda as interações elétricas e magnéticas em conjunto. Os fenômenos eletromagnéticos têm sido observados há muito tempo, mas hoje em dia o eletromagnetismo ganhou importância fundamental na maior parte dos equipamentos eletrônicos utilizados na indústria, no comércio, nas residências, em pesquisas, etc. Geradores de energia, motoreselétricos, transformadores, disjuntores, equipamentos de telecomunicações, sistemas de iluminação, televisores, computadores, vídeo-cassetes, discos rígidos de computadores (HDs), telefones, cartões magnéticos, equipamentos médico-hospitalares (como a Ressonância Magnética) e muitos outros equipamentos e tecnologias usam efeitos magnéticos para desempenhar uma série de funções importantes. Paraentender o funcionamento desses aparelhos, vamos primeiro compreender os fenômenos eletromagnéticos e o magnetismo.
Magnetismo
O magnetismo é a expressão de uma forma de energia, normalmente associada a forças de atração e de repulsão entre alguns tipos particulares de materiais, chamados de Ímãs. Não é ainda completamente conhecida a natureza das forças magnéticas de atração e repulsão, emboraconheçamos as leis que orientam suas ações e como utilizá-las. A opinião atual é que as propriedades magnéticas da matéria são de origem elétrica, resultante, talvez, dos movimentos dos elétrons dentro dos átomos das substâncias. Como o elétron é uma partícula eletricamente carregada, esta teoria sugere que o magnetismo é uma propriedade de uma carga em movimento. Se assim for, podemos explicar a energiaassociada às forças magnéticas usando leis conhecidas da Física.
* Campo magnético
Campo Magnético é a região ao redor de um imã, na qual se observa um efeito magnético. Esse efeito é percebido pela ação de uma Força Magnética de atração ou de repulsão. O campo magnético pode ser definido pela medida da força que o campo exerce sobre o movimento das partículas de carga, tal como um elétron.Um campo magnético pode ser criado por um ímã permanente, por uma corrente elétrica num condutor ou por qualquer carga elétrica em movimento. Desta forma, esse campo magnético pode ser percebido pela ação de uma força magnética sobre uma carga elétrica em movimento ou sobre um condutor percorrido por corrente elétrica.
A representação visual do Campo Magnético é feita através de Linhas de CampoMagnético, também conhecidas por Linhas de Indução Magnética ou ainda por Linhas de Fluxo Magnético, que são linhas envoltórias imaginárias.
Linhas do campo magnético em um imã. | Linhas do campo magnético terrestre. |

Eletromagnetismo
Até o início do século XIX, não era visível a relação entre os fenômenos elétricos e magnéticos, porém, em 1819, um professor e físico dinamarquês, HansChristian Oersted, observou que uma corrente elétrica era capaz de alterar a direção de uma agulha magnética de uma bússola.

Experiência de Oersted.
Quando havia corrente elétrica no fio, a agulha magnética movia-se, orientando-se numa direção perpendicular ao fio, evidenciando a presença de um campo magnético produzido pela corrente, que originava uma força magnética capaz de mudar a orientaçãoda bússola. Interrompendo-se a corrente, a agulha retornava a sua posição inicial, ao longo da direção norte-sul. Observou-se, então, a existência de uma relação entre a Eletricidade e o Magnetismo.
* Fenômenos eletromagnéticos
São três os principais fenômenos eletromagnéticos e que regem todas as aplicações tecnológicas do eletromagnetismo:
I. Condutor percorrido por corrente elétricaproduz campo magnético
Um campo magnético pode ser criado através do movimento de cargas elétricas, tal como o fluxo de corrente num condutor. Ao campo magnético originado por uma corrente elétrica chamamos de Campo Eletromagnético. Este campo magnético é originado pelo momento de giro do dipolo magnético (referente ao spin do elétron) e pelo momento da órbita do dipolo magnético de um elétron...
tracking img