Eletrodutos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Eletrodutos

Tem como função ser o percurso pelo qual os fios e cabos serão instalados para interligarem os componentes elétricos da instalação.
Sua função principal é proteger os condutores elétricos contra certas influências externas (ex. choques mecânicos, agentes químicos, etc.) podendo também, em alguns casos, proteger o meio ambiente contra perigos de incêndio e de explosão, resultantesde faltas envolvendo condutores e, até mesmo, servir como condutor de proteção.
Os eletrodutos, que, em função do material usado podem ser metálicos ou isolantes ou ainda magnéticos ou não magnéticos, classificam-se, segundo a IEC, em rígidos, curváveis, transversalmente elásticos e flexíveis.
Os conduítes e eletrodutos são encontrados em duas versões respectivamente: rígidos ou flexíveis,metálicos ou plásticos.
Os rígidos são mais indicados para lajes e superfícies concretadas. Na maior parte das instalações os mais usados são os flexíveis, justamente por serem de mais fácil instalação; porém, deve-se evitar executar curvas com ângulos muito fechados pois podem impedir a passagem dos fios ou cabos.

Tipos disponíveis segundo a tecnologia atual

Eletrodutos de metal rígidos(RMC): Eletrodutos de metal rígido. São tubos de rosca grossa, normalmente feitas de aço revestido, aço inoxidável ou alumínio.

Eletrodutos não metálicos rígidos (RNC): Eletrodutos não metálicos rígidos. São tubos não metálicos e sem rosca.

Eletrodutos Galvanizados Rígidos (GRC): Eletrodutos rígidos galvanizados (GRC). São tubulações de aço galvanizado, com uma parede de tubulação que é grossa osuficiente para permitir a sua rosca. Suas aplicações mais comuns estão em construção comercial e industrial.

Eletrodutos Metálicos Finos (EMT): Esses tubos metálicos são comumente usados em vez dos tubos rígidos galvanizados, pois são menos onerosos e mais leves. Este tipo de tubulação não possui rosca e precisa de juntas para ser acoplado. Como o GRC, EMT é mais comum em prédios comerciais eindustriais do que em aplicações residenciais. Geralmente feito de aço revestido, embora possa ser de alumínio.

Eletrodutos Finos Não Metálicos (ENT): Eletrodutos não metálicos finos. São tubos de paredes finas, onduladas e feitas de material que é resistente à umidade e retardante do fogo, ajudando a evitar corrosão dos fios e incêndios. Ele é flexível de tal forma que pode ser dobrado com a mão.Eletrodutos Metálicos Flexíveis (FMC): Eletrodutos flexíveis metálicos. São utilizados especialmente em estacionamentos subterrâneos. Estes eletrodutos são feitos através do enrolamento de uma tira autoajustável de alumínio ou aço, formando um tubo oco através do qual os fios podem ser puxados. FMC é usado principalmente em áreas secas, onde não seria viável instalar EMT ou outros eletrodutosrígidos, mas onde a força metálica para proteger os condutores ainda é necessária. Os tubos flexíveis não mantém qualquer curvatura permanente.

Eletrodutos Impermeáveis de Metal Flexíveis (LFMC): São eletrodutos metálicos flexíveis cobertos por um revestimento de plástico impermeável. O interior é semelhante ao FMC.

Eletroduto de PVC: É o eletroduto mais leve em peso em comparação com outrosmateriais de canalização e, normalmente, de menor custo que as outras opções. Os vários encaixes feitos para eletroduto de metal também são feitos para os de PVC. O material plástico é resistente à umidade e muitas substâncias corrosivas, mas como os tubos não são condutores é necessária a colocação de um fio terra junto aos demais. Os eletrodutos de PVC podem ser aquecidos e dobrados em campo.Especificações

Em relação às normas técnicas brasileiras, encontram-se publicadas neste momento os seguintes documentos mais importantes para eletrodutos:
* ABNT NBR 5597:1995 - Eletroduto rígido de aço-carbono e acessórios com revestimento protetor, com rosca ANSI/ASME B1.20.1 - Especificação
* ABNT NBR 5598:1993 - Eletroduto rígido de aço-carbono com revestimento protetor, com...
tracking img