Eletrocardiograma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de Brasília – Campus FGA
Curso: Engenharia Eletrônica
Projeto de Extensão: ENGAMA
Coordenador: Rudi Van Els
Nome: Rafael Felipe Mendonça Araújo Mat: 10/0019633

Monitor CardíacoSimples(MCS)

Introdução:

O coração pode ser considerado um grande músculo do nosso corpo por suas contrações musculares, por sua vez essas contrações causam uma diferença potencial.

O sinaldo Monitor Cardíaco mostra as formas de ondas elétricas associadas com as contrações dos ventrículos e artérias. A partir destes sinais, o clínico pode determinar o tempo das contrações dosventrículos e das artérias e avaliar a magnitude relativa das polarizações e despolarizações do coração. Esta informação pode permitir a identificação de pequenos bloqueios do coração.

Depois de umataque cardíaco, o paciente mostra alterações de sincronismo e nas formas de ondas, transmitidas através dos tecidos musculares. Estas alterações são associadas com danos cardíacos causados pelo ataquesdo coração.

Essas pequenas tensões que são detectadas dos batimentos cardíacos são vetores, que alteram sua direção e sua magnitude no ciclo cardíaco.

Este projeto tem por objetivopossibilitar a visão destes pequenos vetores em função do tempo através do computador.

Resumo do Funcionamento:

Os Sinais do coração são detectados através de alguns Eletrodos espalhados pelocorpo, como mostra a figura ao lado.
Estes sinais variam de 0,5 mV a 5 mV e são amplificados por um amplificador operacional de instrumentação e um amplificador operacional de alta precisão.Depois de amplificados, estes sinais são processados por um conversor Analógico/Digital (ADC) de um microcontrolador, e por fim são enviados ao computador através da comunicação serial (RS232).Estes sinais podem ser vistos pelo software LABVIEW que pode ser adquirido através da internet.
O Sinal do coração adquirido pelo MCS pode ser visto na figura ao lado.

O esquemático...
tracking img